‘Amizade’ avança em força com o Festival de Folclore Português

Grupo folclórico de Aragua organiza evento que destacará o melhor do folclore lusitano.

0
900

Ommyra Moreno Suárez

O Grupo Folclórico ‘Amizade’ da Casa Portuguesa do Estado de Aragua já deu o arranque para o que será a XXX edição do Festival de Folclore Português da Venezuela. A data para o evento será no próximo dia 12 de Junho, a partir das 15h00 (três horas da tarde) no salão principal da Casa Portuguesa do Estado de Aragua, localizada na Avenida Dr. Manuel Montoya de Turmero. O tema do festival será ‘Portugal Terra de Navegantes’.

Os responsáveis pelo grupo folclórico realizaram uma primeira reunião no passado dia 21 de Fevereiro, na qual ficou acordada a modificação da estrutura do júri e os critérios de avaliação para os concorrentes. Foram adicionados dois novos parâmetros de avaliação – o traje típico e a etnografia –, sendo que o somatório dos mesmos juntamente com a pontuação da coreografia, da sincronização, da música ao vivo e do espectáculo darão o total geral da pontuação obtida por cada grupo.

Além disso foi aprovada uma nova forma de júri composto por dois subgrupos. O júri «A» será feito por um representante de cada um dos grupos participantes, e será responsável por 70% da avaliação. Enquanto o júri «B» será determinado pela Comissão Organizadora, será composto por cinco pessoas, que deverão dar os restantes 30% da pontuação.

Não obstante a crise económica que afecta o país, os organizadores esperam receber um grande número de agrupamentos de toda Venezuela. Até agora está confirmada a participação de 10 grupos no festival.

A segunda reunião entre os organizadores terá lugar no dia 1 de maio com a finalidade de acertar os últimos detalhes do evento, que, ao longo dos anos, tornou possível reunir muitos grupos folclóricos portugueses. O Festival tem proporcionado aos diferentes agrupamentos intensificar um trabalho de pesquisa sobre a cultura, os trajes, a música e as danças portuguesas, os quais exigem muito esforço e dedicação. E isso tem sido muito importante, pois tem permitido o enriquecimento das expressões folclóricas portuguesas, ao mesmo tempo que os grupos têm oferecido ao público que aprecia esses eventos, a variedade e riqueza do folclore e da cultura de um povo que, onde quer que se encontre, defende com grande amor os seus costumes e tradições.

O Festival de Folclore Português da Venezuela realizou-se pela primeira vez em 1981, no Centro Português de Naguanagua, Estado de Carabobo, por iniciativa da ‘Dimensão Lusitana’, sob a direcção de Rui Urbano, a fim de reunir os diferentes grupos folclóricos portugueses nesta sua segunda pátria, e mostrar ao Povo Venezuelano e a outras comunidades, a variedade e a riqueza do Folclore Português. Neste evento cheio de emoção e novidades, o grupo folclórico do Centro Social Madeirense foi premiado com o primeiro lugar.

Durante os seguintes quatro anos, ‘Dimensão Lusitana’ continuou a organizar o Festival de folclore Português nas instalações dos diferentes Centros Sociais de Valencia, Maracay e Caracas. Nestes festivais, o grupo folclórico do Centro Social Madeirense ficou com os três primeiros lugares e o Grupo Folclórico «Pérola do Atlântico» obteve um primeiro lugar.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here