Artistas luso-descendentes sobressaíram em 2014

Em distintos ramos e até noutros países, muitos luso-venezuelanos destacaram-se pelo seu talento

0
2137

A comunidade lusa na Venezuela converteu-se numa parte importante da sociedade deste país nos mais diversos âmbitos. A música e a representação são apenas dois dos sectores nos quais os lusos têm brilhado com os seus trabalhos.

A cantora Andrea Imaginario teve um ano com muitas actuações, em diferentes cidades do território nacional. Juntamente com Ricardo Días Ensemble, em Maio, deu concertos no Centro Português, em Caracas, e no Centro Português Venezuelano de Guayana, em Puerto Ordaz.

O concerto mais destacado foi realizado em Junho, mais especificamente no dia 7, quando apresentou o seu segundo álbum no Teatro BOD, “Andrea Imaginario em Pessoa”, com a colaboração do Instituto Português de Cultura, no quadro do mês de Portugal e o aniversário de Fernando Pessoa. A produção discográfica compreende uma selecção de fados e canções baseadas nos poemas do conhecido escritor lusitano.

Também actuou em diferentes locais da capital: no Centro Comercial Ciudad Tamanaco; na Biblioteca Alexander von Humboldt da Associação Cultural Humboldt, em San Bernardino; no Teatro Trasnocho do Centro Comercial Paseo Las Mercedes, entre outros. E ofereceu ainda um recital em Puerto Ayacucho, Estado de Amazonas, e em Valera, Estado de Trujillo.

Outra intérprete de fados que se destacou foi Iliana Gonçalves, nomeadamente através das actuações levadas a cabo a 26 de Setembro, no Ateneu de Caracas, e a 18 de Novembro seguinte, no Teatro Municipal, juntamente com a Orquestra Sinfónica Municipal de Caracas, cujo director é Rodolfo Saglimbeni. No entanto, as suas actuações foram constantes ao longo de todo o ano.

Cabe recordar que Gonçalves é professora de alemão, formada na Escola de Idiomas da UCV, tendo iniciado o seus estudos musicais nos workshops de Cultura Popular da Fundação Bigott e na Escola de Música José Ángel Lamas. As suas raízes lusas aproximaram-na ao fado em 2007, quando começou a cantar com o grupo Caravela da Saudade, pela mão de Evaristo Vilela e do guitarrista venezuelano Daniel Pacheco.

Sandra e Ricardo cumpriram 20 anos cantando fados, em Maio do ano passado, motivo pelo qual lançaram um tema especial com Oscar D’ León. A 13 de Maio estiveram no consulado de Portugal na cidade de Valência, acompanhados pelos guitarristas Ricardo Dias e Luís Ferreirinha, músicos provenientes da cidade de Coimbra, Portugal, e que representaram o seu país no Festival Europeu de Solistas 2014.

Dois dias mais tarde, Sandra e Ricardo foram os convidados especiais do I Grande Musical Teatral “Confissões que se escondem detrás da vida e morte dos Pastorinhos”, no âmbito do qual se comemorou o 97 aniversário da primeira aparição da Virgem de Fátima. Nos meses seguintes, protagonizaram diversas actuações musicais em mais de uma dezena de estados do país.

Menção especial para Fernando Da Silva, reconhecido actor que se lançou no mundo musical e obteve uma grande aceitação do público com o tema promocional “Virgen de la Calle”, que foi a canção principal da novela que leva o mesmo nome.

O fado também fez-se ouvir em vários centros sociais lusos da Venezuela pela voz de grandes fadistas como Biella Da Costa, Liliana Farias, Yelitza Méndes, Luisana Andrade, Carla Conceição, Andrea Conceição e Estrellas Lusitanas, que levaram a cabo várias apresentações acompanhadas pelos guitarristas Osluar Lemo e Fernando Pires.

As bandas musicais também não ficaram atrás
A banda de música celta Gaélica, onde actua o luso-descendente Gabriel Figueira, continuou a promover os seus álbuns “Una Navidad Celta en Venezuela» e «LUZ, Navidad Celta en Venezuela, vol. 2», nomeado para o Latin Grammy 2013. A banda realizou diferentes concertos e compôs a banda sonora da película «Fuera del aire», de Luis Chataing, intitulada «Brújula».

La Vida Boheme, onde actua o luso-descendente Daniel De Sousa, recebeu o galardão de Melhor Vídeo Musical Versão Curta com a curta-metragem “Flamingo”, a qual foi escrita e produzida por César Elster e Carl Zitelmann. O vídeo foi realizado através do desenho à mão de cada fotograma sobre papel, sendo depois digitalizado.

Por seu turno, o também luso-descendente Rodrigo Gonçalves, vocalista do grupo Viniluversus, viveu um ano intenso. No princípio de Dezembro, casou com a desenhadora Marcia Arocha, rosto da marca Karma. Somado a isso, e no mesmo mês, lançou o seu primeiro ‘single’ a solo, que leva como nome “Alma Perpetua” e que foi escrito por Cayayo Troconis.

Não menos importantes foram “Candy66” e “Tan Frío el Verano”, que repartiram o seu rock e pop rock por toda a Venezuela, enlouquecendo os seus fãs.

A representação marcou a agenda
Kimberly Dos ramos protagonizou dois dramas juvenis no ano passado. O primeiro foi “Marido en alquiler”, no qual interpretou Patricia Ibarra Palmer, e no segundo, “Tierra de Reyes”, desempenhou o papel de Irina del Junco Bracamonte. Também protagonizou um pequeno papel na película “Las Aventuras de Mickey Watson” e em “Código del Pirata”. Entretanto, o seu irmão Lance Dos Ramos integrou o elenco de “Marido en Alquiler”, onde interpretou a personagem de Víctor.

O protagonismo também beneficiou Marjorie de Sousa, ao interpretar Sofía Ripoll Bandy, na novela mexicana “Hasta el fin del mundo te amaré”. María Gabriela de Faría emulou-a com as suas personagens Juana Pérez em “Virgen de la Calle” e Olívia, no filme norte-americano “Roadrun”.

Quem também se destacou no ecrã foi Albi de Abreu, que continuou com o papel de Ítalo em “Cumbia Ninja”. Também deu a conhecer o seu compromisso com a cantora Andrea Lacoste, em Julho, através do Instagram.
Entretanto, Álex Goncalves percorreu grande parte do país com a sua obra “Con todo respeto”, na qual passeia pela sua experiência nos meios de comunicação a propósito da celebração dos seus primeiros dez anos de carreira, desde o momento em que venceu um ‘reality show’ na Venevisión que lhe permitiu conduzir o famoso programa “Doce Corazones”. Recorde-se que em Maio de 2013, o actor casou com a apresentadora Karen Ferreira, que actualmente é locutora do programa “La Tapa del Frasco” pela emissora Hot 94.

Não podemos deixar de mencionar neste balanço a Gavo Figueira, Marisol Rodrigues, Flor Elena Gonzalez, Carolina Perpetuo, Rigel Ferreira, Angela Acosta, Anthony Teixeira, Jesus Nunes, Vanessa Gonçalves, Daniel Pereira y María Da Luz Da Silva, que continuam a apaixonar os venezuelanos cada um desde a sua plataforma: cinema, teatro, rádio, modelagem ou televisão.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here