As coisas que não sabias sobre os espirros

Os espirros podem ser provocados por processos internos ou externos, como a simples radiação solar

0
882

Fátima Palmeri Portela

O espirro é a forma do teu corpo expulsar a irritação do nariz. Quando alguma coisa interfere e provoca uma irritação, os músculos, através de um processo prévio, expandem-se para eliminar aquela sensação de comichão ou de mucosidade. Portanto, não é mais do que um ato reflexo que expulsa partículas estranhas.

Segundo Guilhermo García Pedrero, da página web MuyInteresante, o ar que é expulsado ao espirrar pode atingir uma velocidade de até 70 km/hora. Portanto, a saliva pode viajar aproximadamente sete metros. Ainda, a luz é também causadora do espirro. Há uma probabilidade estimada de pessoas que ao se exporem a altos componentes de luz ficam com irritação nasal devido à associação entre os nervos óticos e trigéminos, estimulando-se a retina.

Também é difícil dar espirros enquanto se dorme porque a atividade cerebral diminui e o impulso estimulado deve ser de grande potência para conseguir transmitir e provocar um espirro completo. Ao mesmo tempo, o animal que mais espirra é a iguana, devido à necessidade de expulsar sais residuais soa seus processos digestivos, apesar de possuir glândulas especiais para este processo.

Ainda, a onomatopeia ou o som que se lhe adquire à palavra é diferente consoante o país. Segundo Francisco, «em castelhano, se utiliza o termo ‘achis’; em português, ‘atchim’; em inglês, ‘achoo’; em japonês, ‘hakashum’ e em italiano ‘etciú’. Para além disto, se têm carregado de costumes e tradições, que vão desde acabar com a conversa ao espirrar duas vezes seguidas porque no Irão isto é um mau augúrio até dizer “saúde, dinheiro e amor” ao espirrar três vezes em países da América Latina.Outra coisa que deverias saber é que um dos primeiros filmes históricos, segundo Guillermo García, foi precisamente sobre um espirro, realizado com um kinetoscopio de Edison, realizado por Dickson em 1894. Como tal, no vídeo, aparece o ator Fred Ott a provocar um espirro para finalmente conseguir expulsá-lo.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here