Associação TSP pede votação maciça na Europa para mudar as leis eleitorais

0
85

A TSP – Também somos portugueses – Associação Cívica, pede aos portugueses na Europa que se mobilizem de novo e votem de forma expressiva na repetição das eleições para a Assembleia da República. Importa que os boletins de voto sejam preenchidos e devolvidos de imediato para que possam chegar a tempo para o apuramento de resultados no próximo dia 23 de março.

A Associação TSP partilha a frustração dos muitos milhares de portugueses que mais uma vez não poderão votar por não irem receber o boletim de voto. Isto é inaceitável. A TSP garante a todos os portugueses no estrangeiro que não poupará esforços para que estes problemas sejam ultrapassados em futuras eleições. Os mais de 1 milhão e meio de portugueses registados têm o direito constitucional de o poderem fazer sem obstáculos.

A TSP apela também para que sejam cumpridas as instruções que acompanham o boletim de voto e seja incluída uma fotocópia do Cartão de Cidadão. Segundo informações da Administração Eleitoral, os eleitores podem traçar a cópia e escrever que não autorizam a sua utilização para outro fim. Todas as cópias serão destruídas de forma segura.

Se a cópia não for enviada o voto será anulado, como todos infelizmente já sabemos.

Para eleições futuras, a TSP já está a discutir com a Administração Eleitoral alternativas à fotocópia do Cartão de Cidadão e irá fazer um concurso de ideias sobre esse assunto.

Neste momento o voto da emigração tem a atenção generalizada dos portugueses e dos partidos políticos. Isso dá-nos condições para conseguirmos reformar a lei eleitoral, introduzir o voto digital, garantir que os processos eleitorais funcionem e aumentar a representação da emigração na Assembleia da República. Uma votação forte dos portugueses na Europa ajudar-nos-á a conseguir estes objetivos.

A TSP – Também somos portugueses é uma Associação Cívica Internacional que defende os direitos dos milhões de portugueses residentes no estrangeiro.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here