Bacalhau ao Ze do Pipo

0
32

Ingredientes

1 quilograma de bacalhau

1½ quilogramas de batata

2 litros de leite

2 cebolas

4 dentes de alho

1 mão cheia de azeitona preta

¼ xícara de azeite de oliva

1 folha de louro

maionese a gosto

pimenta do reino

sal

 

Preparação:

O primeiro passo é dessalgar o bacalhau – confira como preparar bacalhau e dessalgar do jeito certo. Coloque o bacalhau numa panela, cubra com o leite e deixe cozinhar no fogo médio por 10-15 minutos, ou até as lascas de bacalhau começarem a se separar. Adicione um pouco de pimenta do reino no leite para conferir mais sabor no bacalhau.

Depois de cozinhar o bacalhau retire-o da panela e reserve o leite. Enquanto o bacalhau ainda está quente, retire as peles e espinhos e desfie grosseiramente. Se preferir, também pode deixar em pedaços inteiros. Reserve para continuar preparando esta receita de bacalhau à Zé do Pipo português.

O passo seguinte é descascar as batatas e cortar em pedaços, para que cozinhem mais depressa. Coloque as batatas numa panela, cubra com água e adicione um pouco de sal. Deixe ferver no fogo médio por uns 10-15 minutos ou até que as batatas fiquem macias o suficiente para desfazer em purê.

Enquanto isso, pique os alhos e corte as cebolas em rodelas. Coloque o azeite numa panela ou frigideira funda e leve ao fogo médio-baixo. Quando esquentar, adicione a folha de louro, os alhos e as cebolas e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até dourar. Desligue o fogo.

Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra-as e adicione-lhes 1 xícara do leite da cozedura do bacalhau, previamente coado para evitar os espinhos. Amasse até obter um purê de batata lisinho e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Unte uma assadeira grande e coloque o bacalhau nela, cobrindo com o refogado de alho, cebola e azeite (descarte a folha de louro); Coloque colheradas de maionese sobre o bacalhau; Em redor do bacalhau adicione o purê de batatas e alise rusticamente com um garfo. Outra opção é adicionar o purê usando um saco de confeiteiro com bico pitanga.

Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar. Depois de dourado, decore com azeitonas e salsinha e o seu bacalhau ao Zé do Pipo está pronto a servir!

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here