Um grupo de 36 estudantes de diversos departamentos de estudo universitário do país participou no “Reto Innovación Banco Plaza 2017”, realizado entre 29 de setembro e 1 de outubro na sede principal da entidade bancária, localizada no sector de Sabana Grande, Caracas. A iniciativa procurou apresentar propostas para desenvolver um videojogo educativo com talento venezuelano, que será lançado em aproximadamente três meses, com o objetivo de impulsionar a cultura financeira, ensinando princípios de economia e finanças aos mais pequenos e aos jovens.
No projeto, participaram desenvolvedores, animadores 3D, desenhadores gráficos, ilustradores, storytellers, editores de vídeo, educadores e comunicadores sociais das diferentes universidades do país, que puderam partilhar ideias, colaborar, conectar, aprender e criar o protótipo. Ainda, 40 educadores de diversas universidades, institutos e personalidades desse meio colaboraram durante o fim-de-semana para criar o conceito, o desenho e o desenvolvimento do referido videojogo.
Após um processo de votação pública através das redes sociais da instituição financeira, a equipa “Brick” composta por Jonas Leon, Leonardo Olimpio, Angelo Cursed, Jordan Rios e Omar López foi declarada vencedora da competição no passado dia 13 de outubro.
Maribel Rodríguez, professora da Universidad Simón Bolívar e coordenadora de Empreendedorismo e Acompanhamento do Departamento de Extensão, destacou que este desafio está inserido no âmbito dos programas do Banco Plaza de transformação digital, incluindo um diplomado de inovação que está a ser visto por muitos dos seus funcionários.
«Acredito que temos que trazer para o nosso país todas essas aprendizagens. Juntamente com o Banco Plaza, vamos apoiar muitos empreendedores porque acreditamos que aqui há muito talento que pode mudar a forma como estamos a fazer as coisas», garantiu David Goudet, estudante de Computação da USB, que acrescenta que, na sua opinião, a Venezuela é um mercado proveitoso para a indústria, devido aos baixos custos de produção.
Para conseguir potenciar esta indústria, os especialistas insistem que é necessário a participação de diversos atores que se comprometam a apoiar as iniciativas e inovações. Banco Plaza contou com o apoio da Universidad Simón Bolívar (USB), Nestlé Venezuela, Tendencias Digitales, Suma Deportes, El Centro Internacional de Actualización Profesional de la Universidad Católica Andrés Bello (CIAP – UCAB) e El Parque Tecnológico de Sartenejas.
Para Carlos Infante, um dos participantes, esta é uma oportunidade para concretizar o seu trabalho. «Esperamos conseguir alguma coisa com um objetivo definido, para poder centrar-nos mais e enfrentar o desenvolvimento do jogo de uma forma mais séria», expressou.
Um banco que se abre à inovação
Nery Sánchez, gerente de Inovação do Banco Plaza, garantiu que, embora tradicionalmente esta seja uma instituição financeira para portugueses, espanhóis e outras comunidades europeias, o banco assume os novos tempos com inovação. «Não pretendemos afastarmos do modelo tradicional, sendo que apoiamos o empresário e em simultâneo queremos apoiar estas novas gerações que têm talento e merecem oportunidades. Acreditamos que podem coexistir as duas coisas com o intuito de nos orientar como uma banca tradicional que aponte para uma inovação aberta, mantendo o equilíbrio entre ambas», explicou.
Contudo, Sánchez sublinha ser importante crescer com segurança. «Temos um compromisso com os nossos clientes e é importante ir pouco a pouco. Não podemos mudar de target repentinamente, mas entendemos ser fundamental apoiar os jovens que estão a precisar de oportunidades. Portanto, queremos ter produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes tradicionais e, ao mesmo tempo, produtos e serviços que integrem as novas gerações e se adequem à situação do país, mas de uma forma paulatina e firme. Esta é parte da estratégia do banco», frisou.
A gerente de Inovação de Banco Plaza opina que as empresas devem enfrentar os desafios e compromissos, tendo em conta até que ponto podem assumir e responder. «Somos uma instituição onde os clientes depositam a sua confiança: somos responsáveis pelo seu dinheiro. Abrir-nos a ser inovadores não significa que nos vamos descuidar da tradição do banco (…) O Banco Plaza está aqui para todos os que decidam apostar em nós», finalizou Sánchez.