Câmara de Lobos formaliza protocolo para criação de espaço de apoio a sem-abrigo

0
23

A autarquia de Câmara de Lobos formaliza, com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, o protocolo de cedência de um espaço no centro da cidade para a instalação do centro de apoio à pessoa em situação de sem-abrigo, e com o Centro Social e Paroquial do Carmo, para operacionalização das valências a criar.

A 15 de junho último, foi aprovado, em reunião de Câmara, o Plano Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-abrigo, orçado em 70 mil euros. O referido plano contempla a criação de um centro de apoio social, com valências de loja comunitária, refeitório e zonas de balneário que permitirão assegurar a higiene pessoal diária destas pessoas.

A formalização do protocolo de cedência do espaço, com a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento e de operacionalização do mesmo com o Centro Social e Paroquial do Carmo, irá ter lugar no Salão Nobre da autarquia de Câmara de Lobos.

Esta resposta social camarária será operacionalizada pelo Centro Social e Paroquial do Carmo, numa conjugação de esforços, recursos e de potenciação de sinergias no sentido de uma intervenção conjunta que promova a alteração da realidade existente e o apoio célere a integração das pessoas e m situação de sem-abrigo.

O espaço de apoio social, que ficará localizado no centro da cidade de Câmara de Lobos, num espaço propriedade da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, que garante a descrição aos utentes. Aí será instalado um gabinete de apoio social com técnicos que acompanharão estas pessoas no sentido de promover a sua integração na sociedade.

O primeiro levantamento feito ao longo do ano de 2020 e 2021 permitiu identificar 17 pessoas nesta situação de vulnerabilidade no concelho, sendo que o último censo realizado esse número reduziu para 10, situação que poderá ser explicada por movimentos de migração entre concelhos.

A autarquia encontra-se neste momento a ultimar o levantamento dos materiais necessários para a intervenção de adaptação do espaço para proceder ao lançamento do concurso público de realização da obra, sendo que a mesma avança logo que aprovado o procedimento.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here