Carvão ecológico, uma oferta amiga do ambiente

0
804

Quantas vezes ao ano organiza em sua casa ou participa nalgum churrasco? E provavelmente quando o faz, não se põe a pensar de onde vem o carvão usado para fazer as brasas. Pois bem, sugerimos que na próxima oportunidade que tenha de comprar carvão, veja as opções de carvão ecológico apresentadas.

Sim, carvão ecológico. Se bem que o mais utilizado é o vegetal, na Venezuela, este outro tipo de carvão já é disponibilizado há algum tempo em diversos estabelecimentos comerciais.

O carvão ecológico é fabricado a partir de biomassa sólida, que é fonte de energia renovável, proveniente de materiais orgânicos que podem ser utilizados directamente ou convertidos noutra fonte de energia.

Mas o que diferencia o carvão vegetal, tradicionalmente usado, do ecológico? É simples: Para produzir um quilo do primeiro, é preciso extrair e talhar quatro quilos de madeira e queimá-la, o que liberta CO2 para a atmosfera, enquanto que para produzir a mesma quantidade de carvão ecológico, é necessário apenas um quilo de biomassa, submetida a um processo de transformação pouco contaminante. Com efeito, em países como o Brasil e o Peru, este de tipo de carvão é feito a partir das conchas de coco, pelo que o seu processo de criação e de queima na hora de usá-lo é ainda mais saudável para o meio ambiente.

Vale a pena destacar que a forma de acender, o comportamento, o valor de calor e o funcionamento em geral são similares ao carvão vegetal, apesar de alguns mestres do churrasco continuarem cépticos. Não obstante, é bom ter em conta que o seu comportamento foi provado e certificado por profissionais na área, que recomendam a sua utilização com confiança, não gera chispas e conta com uma baixa percentagem de cinzas. Alem disso, não altera o sabor dos alimentos e não provoca fumos nem odores desagradáveis.

Talvez o seu maior defeito se encontre no preço, visto que, por ser um material novo, não é tão acessível como o carvão vegetal, mas vale a pena experimentar, mesmo as marcas genéricas distribuídas por algumas cadeias de supermercados e que têm o mesmo nome do estabelecimento.
Tenha em conta esta sugestão para o seu churrasco, e pense verde.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here