Centro Português celebrou Portugal

0
31

Na segunda-feira, dia 10 de junho, a Comissão de Eventos do Centro Português, liderada por Cláudio Nunes, com o apoio da Comissão de Cultura e do Conselho de Administração, promoveu as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Às primeiras horas da manhã, representantes da Diretiva procederam ao hastear das bandeiras e à entrega de uma coroa de flores ao busto de Luís Vaz de Camões, na praça com o seu nome. A cerimónia contou também com a presença de membros do Instituto Português de Cultura.

De seguida, os directores participaram numa missa especial no clube, onde ofereceram oferendas florais ao busto do poeta português e ao busto de Simón Bolívar.

Ao final da tarde, por volta das 18h30, iniciaram-se os actos cerimoniais no Salão Nobre desta instituição luso-venezuelana. Neste ato, o primeiro secretário do Centro Português, Américo Gloria, e o presidente, Pablo De Sousa, entregaram o Prémio Obrigado a Douglas Saldivia, venezuelano que dirige o grupo coral da CP há mais de vinte anos e, desde 2019, o grupo PortuGaitas desta instituição.

O ato comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas prosseguiu com a entrega do Grande Cordão do Centro Português João Fernandes De Leão e Pacheco, oferecido por Américo Gloria e Pablo De Sousa, a José António da Conceição, pai do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Los Teques, por todo o trabalho que tem desenvolvido em prol da comunidade luso-venezuelana de Los Altos Mirandinos.

Antes de encerrar a cerimónia com o aniversário do Centro Português pelo seu 66º Aniversário, os membros e convidados especiais receberam Laureano Márquez, orador da ordem do evento, que elogiou os portugueses e a comunidade luso-venezuelana no país. Nas suas palavras, o humorista venezuelano felicitou a Direção e os membros do Centro Português pelo seu novo ano de contribuição para a divulgação da cultura portuguesa na capital venezuelana.

Por Mike Suárez Ferreira

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here