CLP comemorou o Dia da Língua Portuguesa

Para o encontro foram organizadas diversas atividades culturais

0
611

Ommyra Moreno Suárez

O Centro de Língua Portuguesa comemorou, na quinta-feira 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa com atividades Portuguesa. A iniciativa teve lugar nas instalações da Universidade Central da Venezuela (UCV) e contou com o apoio da Escola de Línguas Modernas, a Embaixada de Portugal na Venezuela, o Instituto Camões e o Instituto Cultural Brasil Venezuela.

A jornada iniciou às 8h30 com a inauguração da exposição “O universo da Língua Portuguesa”. De seguida, os responsáveis da atividade ofereceram umas palavras de boas-vindas dos assistentes. Às 9h30, foi realizada uma conversa intitulada “Desafios e Oportunidades da Língua Portuguesa na Venezuela”, a qual foi propícia para escutar as sugestões por parte dos estudantes sobre como se pode melhorar a metodologia do ensino. Ao finalizar o evento, deu-se início uma tertúlia poética e musical, onde foram extraídos alguns fragmentos dos poemas e canções mais emblemáticas da cultura portuguesa. Para além do mais, a iniciativa contou com uma feira gastronómica da lusofonia, onde se exibiram diversas propostas da cozinha portuguesa tradicional.

Como complemento, a professora Sofia Saraiva, docente do Instituto Camões, foi a responsável por dirigir uma atividade para estudantes, denominada “Coloquialismos – Analise de dois Contos de Autores Contemporâneos”. Ainda, Saraiva e o professor Enrique de Sá deram uma palestra sobre a redação de textos académicos.

[quote_box_center]

O Centro de Língua Portuguesa reativou o seu Clube de Pronúncia de Português nas instalações da Universidade Central da Venezuela. Os encontros dividem-se num total de seis sessões, as quais serão realizadas até finais do mês de julho na Biblioteca Jean Catrysse.

O clube é gratuito e destina-se a todos os que desejem praticar a sua pronúncia e esclarecer dúvidas de fonologia portuguesa. Durante seis sessões, elegem-se tópicos onde se tratam dos diferentes aspetos fonéticos do português europeu e do português do Brasil, de forma geral, para conseguir um melhor entendimento dos fenómenos de cada uma das variantes. Os interessados em participar podem solicitar mais informação por correio eletrónico clp.ucv@gmail.com ou através da página de Facebook (Centro de Língua Portuguesa, Camões IP. Caracas).

[/quote_box_center]

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here