Comer chocolate nos faz mais felizes?

A crença de que o chocolate causa felicidade é uma ideia que se tem prolongado ao longo dos anos, mas será verdadeira? Trata-se de uma estratégia de marketing por detrás da indústria chocolateira?

0
635

Ommyra Moreno Suárez

O cacau é rico em feniletilamina, uma substância que pertence ao grupo das anfetaminas, habitualmente conhecidas como estimulante que provoca sentimentos de euforia e pressão temporal de bem-estar emocional. Igualmente, os especialistas têm encontrado no chocolate uma fonte de neurotransmissores como a dopamina, que tem propriedades relaxantes e calmantes. Para além do mais, produz serotonina, que está relacionada com as emoções, os estados de ânimo e o controlo dos sintomas depressivos como a angústia, a ansiedade, o medo e até a agressividade. Tem-se comprovado a sua presença em momentos de prazer do ser humano, pois nestes momentos não só se mantém na corrente sanguínea como reabsorve e desencadeia outras reações que estimulam ainda mais o corpo, como por exemplo a secreção da hormona do crescimento, entre outras coisas.

O chocolate preto, como contém mais cacau e os principais benefícios deste, é mais saudável pelo que é importante consumi-lo da forma mais pura possível, evitando vertentes demasiado processadas e com demasiado ingredientes. Os especialistas chamam a atenção, ainda, para o facto de, apesar de conter propriedades muito benéficas, não se dever abusar, pois se forem consumidas mais de 20 gramas por dia as calorias seriam muitas e poderia haver efeitos secundários adversos e indesejados como o excesso de peso, insónia e vício. Por outro lado, o chocolate branco, como não tem cacau, não teria nenhuma destas propriedades. O ideal é comê-lo puro ou acompanhado de um leite desnatado ou com frutos secos.

Então, se for na dose recomendada, o chocolate com uma lata percentagem de cacau é benéfico para a nossa saúde, pelo que se pode saborear deste rico alimento sem qualquer remordimento.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here