Como escolher um champô menos poluente

0
13

Um aspeto muito importante que diferencia os champôs de muitos dos restantes produtos de higiene e cosmética que usamos no dia-a-dia é o facto de os seus resíduos, na grande maioria, irem pelo cano abaixo. Isto leva a que o impacto ambiental do uso dos champôs seja muito superior ao de um creme de rosto, por exemplo. A solução passa por optar por um mal menor: na falta de produtos para lavar o cabelo que não poluam de todo, escolha champôs que contenham o mínimo de substâncias nocivas possível para o ambiente.

Seja em caixas de cartão ou embrulhados em papel, há cada vez mais opções de champôs sólidos. Semelhantes aos champôs líquidos, têm, regra geral, os mesmos ingredientes, mas um menor teor de água. Além disso, não contêm conservantes, poluindo menos a água.

A sua produção é relativamente simples, com redução do consumo de energia e de tempo, e, por terem embalagens de papel, em vez do plástico frequentemente utilizado nos champôs líquidos, têm um impacto ambiental inferior. O peso e o volume, por outro lado, desempenham um papel fundamental na eficiência do transporte de mercadorias. Como são mais leves e pequenos, os champôs sólidos requerem menos espaço que os tradicionais durante o transporte.

O maior impacto ambiental é causado pela própria lavagem dos cabelos, com o consumo e aquecimento da água. Se usar menos água na lavagem do cabelo, terá um menor impacto no ambiente.

Como não há como fugir a algum impacto ambiental dos champôs no meio ambiente, eis alguns passos para fazer uma escolha mais sustentável.

Opte por embalagens maiores e sem dispensador, de forma a reduzir a quantidade de plástico que traz para casa e, consequentemente, o plástico que põe em circulação no meio ambiente.

Antes de comprar, dedique algum tempo a ler o rótulo. Evite os ingredientes mais nocivos para o ambiente.

Molhe bem o cabelo antes de juntar o champô; isto permite reduzir a quantidade de produto utilizado.

Em vez de aplicar o produto diretamente no cabelo, ponha uma noz de champô na palma da mão. Assim, controlará mais facilmente a quantidade usada por lavagem.

Quando lhe parecer que o champô está a acabar, retire a tampa, adicione um pouco de água, feche, agite ligeiramente e inverta a embalagem. Irá fazer render o champô para um número superior de lavagens, evitando resíduos de produto na embalagem.

Separe sempre a embalagem vazia do lixo indiferenciado e coloque-a no ecoponto amarelo para que seja reciclada.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here