Consulado luso em Valência passa a disponibilizar agendamentos online

0
17

O Consulado-Geral de Portugal em Valência, estado de Carabobo, estreou os agendamentos ‘online’ para vários atos consulares na sua página na internet. Trata-se de uma iniciava que pretende simplificar a vida das pessoas, “devido ao elevadíssimo número de solicitações que nos têm sido dirigidas” segundo o comunicado publicado pela Cônsul Rosa Tavares.

Através da página, os utentes podem “obter informações sobre os serviços prestados pelo consulado, bem como efetuar diretamente marcações para a realização de atos consulares, entre outros”. As marcações (“citas”) para atos de nacionalidade, casamento, óbito, Cartão de Cidadão (CC) e Passaporte terão de ser feitas, obrigatoriamente, através da página: https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf (os requisitos e informações sobre os documentos necessários para ditos atos estão disponíveis em https://valencia.consuladoportugal.mne.gov.pt/).

Para obter informações sobre chegada de documentos de identificação e de viagem; estado do pedido de nacionalidade, casamento ou óbito; agendamento de Procurações ou outras informações, o utente deverá enviar um e-mail para valencia@mne.pt, indicando obrigatoriamente o seu nome completo, data de nascimento, cidade de residência e o ato consular pretendido. O título do e-mail deverá corresponder ao seu conteúdo. Os e-mails que não sejam sobre estes assuntos não serão considerados, enquanto os e-mails que não contenham os dados completos ou que sejam enviados em duplicado não serão respondidos.

Na Venezuela, existem duas circunscrições consulares, a de Caracas e a de Valência e consulados honorários em Margarita, Los Teques, Barcelona, Puerto Ordaz, Maracay, Mérida, Punto Fijo, Barquisimeto e Maracaibo. Segundo as autoridades portuguesas, na Venezuela vivem mais de meio milhão de lusitanos, um número que a comunidade lusa local diz estar aquém da realidade, que diz ser de 1,5 milhões de cidadãos, incluindo os luso-descendentes.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here