Uma permanência consular orientada à renovação de documentos teve lugar na quinta-feira 31 de Março nas instalações da réplica moderna do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no sector Lomas Urquías do município de Carrizal, no estado de Miranda.
O evento, promovido directamente pelo Consulado Geral de Portugal em Caracas, teve uma participação maciça, com mais de 250 pessoas presentes e mais de 300 procedimentos realizados, principalmente cartão de cidadão e passaporte. Um total de quatro funcionários consulares, para além do próprio Cônsul Geral, Licinio Bingre do Amaral, deslocaram-se à jurisdição a fim de atender pessoalmente a comunidade.
Os diferentes documentos foram emitidos gratuitamente, no âmbito da decisão do antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do anterior governo de António Costa, a fim de apoiar os portugueses na Venezuela, tendo em conta a situação que se vivia no país na altura.
O Cônsul Geral de Portugal em Caracas expressou a sua satisfação com o elevado número de pessoas que assistiram à permanência consular e com a gratidão da comunidade pela sua presença no local. Muitos foram os comentários a parabenizar e de gratidão pelo esforço feito, encorajando-o a continuar o seu trabalho.
Esta é a primeira vez que o Santuário serve como epicentro consular, sendo um prelúdio do que virá dentro de algumas semanas, quando o Consulado Honorário de Portugal na região mude de escritórios e estabelezca a sua sede no edifício anexo do templo religioso. Uma decisão tomada por Amaral que procura impulsionar ainda mais a actividade consular em Los Altos Mirandinos, tendo em conta o afluxo de pessoas que o Santuário irá gerar.
Espera-se que a sede consular honorária abra as suas portas entre Abril e Maio, enquanto que o local de culto abrirá no dia 13 de Outubro.