Portugal tornou-se num dos destinos favoritos dos viajantes devido à diversidade das suas paisagens e climas. Chegado o Verão europeu, quem quer passar uma semana de férias tranquila à beira mar, a Costa Vicentina conta com praias num ambiente natural preservado e quase virgem, com paisagens protegidas e temperaturas agradáveis.
A Costa Vicentina, que engloba toda a Costa Alentejana, ocupa uma área total de 75 mil hectares nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Abrange uma extensa área costeira com praias, falésias, dunas, ilhotas e rochedos isolados.
Os acessos difíceis fazem com que sejam praias praticamente selvagens, algumas totalmente isoladas. Mas quem se empenha em procurá-las, nunca se arrepende, pois encontra tanto extensos areais de areia fina e branca, como pequenas praias embutidas entre as falésias.
Entre as praias que não se podem perder, vale a pena mencionar Vale dos Homens, Murração e Carriagem, na zona de Aljezur; visite ainda a Ilha do Pessegueiro e Porto Covo. Mais a Norte, visite as praias de Brejos e a Aberta Nova.
Vila Nova de Mil Fontes, sede do concelho, está ligada à história da aviação portuguesa devido à primeira travessia entre o país ibérico e Macau, realizada por Brito Paes e Sarmento Beires a 7 de Abril de 1924, partindo de Campo dos Coitos, junto a Milfontes.
Os pratos começam sempre com o ritual do pão, manteiga, queijo curado e patê de sardinhas, um bom costume que às vezes é acompanhado de azeitonas. No que diz respeito aos pratos, prove a cataplana (diversas), o bacalhau, as lulas e o polvo, entre outros.