CSM prestou homenagem à Nossa Senhora do Monte

Celebração eucarística esteve a cargo do presbítero Pedro de Freitas

0
713

Ommyra Moreno Suárez

No domingo 27 de agosto, o Centro Social Madeirense, localizado no município San Diego do Estado Carabobo, reuniu mais uma vez os sócios para venerar a Nossa Senhora do Monte. A iniciativa iniciou-se às 17h00 com uma missa dedicada à padroeira dos madeirenses, que teve lugar no espaço inaugurado em sua honra. A celebração eucarística esteve a cargo do presbítero Pedro de Freitas, que dedicou a sua homilia à importância da fé mariana no mundo através da veneração de diferentes advocações da mãe de Deus. De seguida, os peregrinos participaram na tradicional procissão de velas que percorreu as instalações do centro social, rezando o santo terço, com o presbítero. Para finalizar a homenagem, a virgem foi colocada no seu local de repouso entre cânticos e atos de fé. Por seu lado, a Junta Diretiva agradeceu a todos os sócios e familiares que acompanharam esta iniciativa em honra de Nossa Senhora do Monte.

HISTÓRIA

Diz-se que, nos finais do século XV, perto de um quilómetro por cima da igreja da Virgem do Monte, no Terreiro da Luta, uma menina brincava à tarde com uma pastora. A menina ofereceu um lanche à outra menina e esta, muito satisfeita. Esta contou o que tinha acontecido à sua família, mas a família não acreditou na história, por ser pouco provável que naquele monte deserto e longínquo da população aparecesse uma menina. Na tarde seguinte, a menina voltou a brincar com a pastora e a dar-lhe de comer, e voltou a contar o sucedido à família.

No dia seguinte, à hora indicada pela pastora, o seu pai escondeu-se para ver a cena. E foi então que viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santíssima e, em frente dela, a inocente pastora, disse prontamente que esta era uma imagem da menina que falava com ela.

O pai, perplexo, não teve coragem de tocar na imagem e comunicou o acontecimento às autoridades, que decidiram colocar a imagem na Capela da Encarnação, próxima da atual Igreja do Monte. E desde então é este o nome daquela venerada imagem.

Note-se que, recentemente, na Madeira, no dia 15 de agosto, em plena Festa de Nossa Senhora do Monte, no Largo da Fonte, uma terrível tragédia abalou residentes e turistas: uma árvore de grande porte, um carvalho, caiu e tirou a vida de 13 pessoas, provocando ainda 50 feridos. As responsabilidades ainda estão por apurar e o flagelo aconteceu depois de, no ano anterior, a festa ter sido cancelada porque os incêndios fustigaram aquela zona.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here