Curiosidades sobre o dinheiro

0
1320

O dinheiro! Isso que todos gostam de ter, mas que tanto nos custa a ganhar. Nesta oportunidade, trazemos uma curiosa lista de coisas que talvez não saiba sobre o dinheiro.

Por exemplo, comecemos nos Estados Unidos, berço de uma das moedas de maior circulação no mundo, e cuja diferença em relação ao resto é que é o único país onde todas as notas são verdes. Isto acontece porque em 1850, Tracy R. Edson, presidente da Companhia de Notas, descobriu uma tinta de cor verde resistente a todos os dissolventes conhecidos até à época, que impedia que os falsificadores fizessem falsificações desta poderosa nota.

Antes disso, a falsificação dos dólares norte-americanos era tão simples como um jogo de crianças, era preciso apenas fazer sucessivas fotos de uma nota, convenientemente lavada, e acrescentar às cópias a cor desejada, já que na época a maioria das notas era de cor branca e preta.

Sobre o euro, o nome foi escolhido pelo Conselho Europeu reunido em Madrid em 1995, e o seu símbolo (€) inspirou-se na letra grega épsilon (Є), mas também representa a primeira letra da palavra Europa, no alfabeto latino, enquanto que as duas linhas paralelas significam estabilidade.

No que diz respeito aos diferentes tamanhos, cores e relevos das notas de euro, tem a ver com um procedimento avançado para impedir que as mesmas sejam falsificadas, e ao mesmo tempo ajudar os cidadãos a reconhecer melhor as denominações do dinheiro. Isto foi de um incrível apoio às pessoas com incapacidade visual.

As notas têm sete denominações diferentes, de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros. As notas têm várias características de segurança, tais como uma marca de água, um fio de segurança e um holograma, com a finalidade de evitar a falsificação e ajudar a reconhecer as notas autênticas.

As moedas também foram desenhadas com especificações técnicas avançadas que tornam extremamente difícil a sua reprodução ilegal, especialmente no caso das moedas de 1 e 2 euros. As denominações das moedas distinguem-se entre si pelo tamanho, a cor e a grossura, pelo que há oito denominações diferentes de moedas metálicas (1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e 1 e 2 euros).

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here