Curiosidades sobre os bebés

Não produzirem lágrimas e terem mais osos que os adultos são só alguns dos dados curiosos

0
825

Ommyra Moreno Suárez

Os bebés não podem saborear o sal. Apesar de nascerem com um paladar bastante apurado, não são capazes de distinguir o sabor salgado até terem aproximadamente quatro meses. Os outros dos sabores, pelos vistos, conseguem diferenciá-los tão bem como os adultos, especialmente o doce e o amargo. Curiosamente, alguns estudos indicam que os bebés contam com mais papilas gustativas do que os adultos.

Não são capazes de produzir lágrimas. A razão é que os canais lacrimais não são completamente funcionais até que o bebé tenha entre 3 e 12 meses. Afortunadamente, os seus olhos se irritam de forma natural graças às lágrimas basais, que são as que se produzem (à margem das emoções) de forma constante para os mante húmidos.

Têm mais ossos do que os adultos. Efetivamente, um bebé tem muitos mais ossos do que um adulto: aproximadamente 300 contra 206. O exemplo mais claro é o crânio, que começa a ser uma amálgama de ossos separados (o que facilita o parto) que depois de dois anos aproximadamente acabam pode se unir formando uma única estrutura óssea.

Recordam os sabores. Os recém-nascidos não podem degustar o sal, mas sim outros sabores. E começam a degustá-los já no útero materno, a partir do quinto mês de gestação. Acredita-se que o sabor do líquido amniótico é afetado pelos alimentos ingeridos pela mãe, o que por sua vez afeta as preferências pelos sabores que o bebé mostra após o nascimento. De certa forma que se, uma mamã grávida gosta de alho, é provável que o bebé goste também, ou então tu gostes de alho porque a tua mãe quando estava grávida comia muito alho.

Nascem cobertos de pelo. Alguns bebés nascem com apenas umas finas madeixas na cabeça, mas não estamos a falar disto. À medida que se desenvolvem no útero, todo o corpo do bebé é coberto de uma fina camada de pelo. Os especialistas em desenvolvimento fetal acreditam que este pelo ajuda os bebés a regularizarem a sua temperatura corporal enquanto estão no útero. Este elo cai ao longo das primeiras semanas de vida após o parto.

Os bebés recém-nascidos respondem bem ao toque, pois este estimula a produção de hormonas que produzem o crescimento e ajuda o corpo a reagir melhor. Num estudo, foi demonstrado que se os bebés prematuros forem estimulados mediante o toque, aumentavam o peso em 47%.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here