Embora seja verdade que a Sociedade de Beneficencia das Damas Portuguesas, com sede na cidade de Caracas, não promoveu eventos de angariação de fundos durante o ano de 2020 e atualmente não há nenhum programado para 2021, a instituição continuará a promover o apoio aos mais necessitados, assim como fizeram nos últimos 51 anos.
A Sociedade de Damas Portuguesas realizou a sua segunda sessão de alimentação de 2021 no dia 10 de fevereiro, beneficiando cerca de 100 pessoas de 40 famílias, que receberam sopa, alimentos, produtos de higiene e medicamentos para levar para casa. Da mesma forma, a instituição continua a prestar auxílio financeiro eletronicamente a um grupo de famílias que, por diversos motivos, não podem aproximar-se da Quinta Lelly de Macaracuay, localizada a leste da capital venezuelana.
Estas ajudas são possíveis graças ao pequeno trabalho de formigas realizado pelas ‘damas’, angariando fundos entre colaboradores e empresas, bem como com o apoio do Governo de Portugal. “Todas as nossas atividades de arrecadação de fundos foram suspensas devido à Covid-19. No entanto, continuamos a ajudar os nossos beneficiários, graças ao apoio do Governo de Portugal, através da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Caso contrário, não poderíamos fazer estas atividades, uma vez que todos os nossos eventos de angariação de fundos foram cancelados”, explicou Fátima Pita, atual presidente da Sociedade de Beneficencia de Damas Portuguesas.
A próxima jornada de entrega de alimentos e produtos está marcado para 10 de março. Apesar do apoio governamental, a instituição apela à comunidade para à doação de vestuário e calçado em bom estado e utensílios domésticos, para o famoso “guarda-roupa” que disponibilizam aos beneficiários com maiores necessidades. Não menos importantes são as doações de alimentos, medicamentos e insumos, que serão utilizados nessas sessões mensais.
Recorde-se que entre os meses de março e outubro de 2020, o grupo de mulheres concedeu ajuda mensal às beneficiárias por transferência eletrónica, iniciando posteriormente algumas jornadas de alimentação na Quinta Lelly de Macaracuay, sede da instituição situada na zona leste de Caracas. “Em novembro e dezembro realizamos os primeiros dias do nosso novo projeto, que consiste na doação de alimentos e no fornecimento de lanche para quem mais precisa, obedecendo obviamente a todas as normas de higiene, distanciamento e segurança sanitária. No mês de novembro fazemos uma sopa e no mês de dezembro um arroz de Natal, além de oferecermos um cominado de alimentos para ajudá-los nas suas casas. Estamos a falar de 90 almoços que demos em cada um destes dias, beneficiando grupos familiares de 2 a 5 pessoas”, acrescentou Fátima Pita.