Desporto venezuelano com agenda preenchida no primeiro semestre

Desde ligas, campeonatos nacionais e internacionais, incluindo a Copa América

0
809

O ano de 2015 reserva uma agenda muito preenchida para o desporto venezuelano em várias modalidades. Durante o primeiro semestre, o calendário está repleto de actividades tanto no país como no estrangeiro.

O Campeonato Sul-americano sub-20 Uruguai 2015, que se disputa entre 15 de Janeiro e 7 de Fevereiro, e no qual participam as dez selecções da América do Sul, dá direito a quatro lugares para o Mundial da categoria que se realizará na Nova Zelândia e para os Pan-americanos de Toronto 2015. O primeiro irá aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e o segundo disputará um paly-off para a Concacaf (excluindo o Brasil que já tem um lugar assegurado). Em 2009, a Venezuela classificou-se para o Mundial do Egipto e chegou até aos oitavos de final, quando caiu frente aos Emiratos Árabes Unidos.

O Torneio Clausura 2015 arrancou no sábado, 10 de Janeiro. O vencedor vai medir forças com o Trujillanos, que conquistou o Abertura, numa final que decidirá o campeão absoluto. Caso os ‘Guerreros de la Montaña’ venham a erguer o troféu do Clausura, proclamar-se-ão campeões da época 2014-15. Recorde-se que o Zamora FC ostenta o título de bicampeão nacional.

A Liga Venezuelana de Beisbol Profissional está a entrar na sua fase final. O ‘Round Robin’ arrancou a 3 de Janeiro e prolonga-se até 22 do mesmo mês, com a participação de Tigres de Aragua, Águilas del Zulia, Caribes de Anzoátegui, Navegantes del Magallanes (que procuram o tri-campeonato) e Tiburones de La Guaira. A 30 de Janeiro será conhecido o nome do campeão.

O dono do troféu da Liga Venezuelana de Beisbol Profissional representará o país na Série do Caribe, enfrentando o México (vencedor da edição de 2014), Porto Rico, República Dominicana e Cuba. Este torneiro arranca a 1 de Fevereiro.

A temporada 2015 das Grandes Ligas arranca a 5 de Abril. Em 2014, 97 ‘peloteros’ integraram o contingente venezuelano. Para este ano, espera-se que sejam mais de 100. Mais de duas décadas depois, Bud Selig cedeu o cargo a Rob Manfred, seu ‘braço direito’ que actuava como director executivo de operações. O Gigantes de San Francisco são os campeões em título.

O desafio mais importante para a ‘vinotinto’ masculina principal será a Copa América Chile 2015. A jornada inaugural será realizada a 11 de Junho, tendo a final sido agendada para 4 de Julho. Os comandados de Noel Sanvicente integram o grupo C, onde enfrentarão a Colômbia, Peru e Brasil. Cabe recordar que a selecção nacional ficou em quarto lugar na edição de 2011.

Outro evento importante é os Jogos Pan-americanos de Toronto, que se realizarão de 10 a 26 de Julho. Em Guadalajara, em 2011, a Venezuela ficou em oitavo com 11 medalhas de ouro, 27 de prata e 33 de bronze.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here