Dicas para baixar os Triglicerídeos

0
214

Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue e servem como reserva de energia para o organismo. Quando seus níveis estão elevados, eles podem representar problemas para a saúde, como o aumento do risco de doenças cardíacas, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), principalmente se o nível de colesterol também estiver alterado.

Os sinais mais comuns de que a taxa de triglicerídeos está elevada são o acúmulo de gordura na barriga e o aparecimento de xantelasmas – pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, principalmente próximas aos olhos, cotovelos ou dedos.

Evite consumir alimentos ricos em açúcar, como chocolates, refrigerantes, comidas industrializadas e doces. Sempre que possível, opte por não adicionar açúcar refinado na alimentação. O consumo exagerado de açúcar é a principal causa do aumento de triglicerídeos no sangue, uma vez que, o que não é utilizado pelas células fica acumulado no corpo.

Aumente o consumo de fibras: elas ajudam a diminuir a absorção de gordura e de açúcar no intestino. Elas são facilmente encontradas em frutas, vegetais, frutos secos e cereais.

Assim como o açúcar, outros tipos de carboidrato também são transformados em triglicerídeos quando são consumidos em excesso. A dieta low-carb é uma aliada para quem está tentando diminuir as taxas elevadas. O principal pressuposto desta dieta é evitar o consumo de carboidratos simples, presentes no pão, arroz e macarrão.

Manter uma alimentação regular, com refeições a cada três horas, ajuda a controlar a produção de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por ajudar a transportar o açúcar para o interior das células. O hábito faz com que ela seja utilizada pelo corpo e não se acumule na forma de triglicerídeos.

Exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL no organismo, contribuindo para que o nível de triglicerídeos se normalize. Além disso, a prática aumenta o gasto calórico, contribuindo para que o corpo consuma maior quantidade dos açúcares e carboidratos. A atividade física deve ser feita com regularidade, de preferência todos os dias por, pelo menos, 30 minutos.

O ômega 3 é um tipo de gordura boa que ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. O ideal é fazer ao menos duas refeições ricas em ômega 3 por semana. As principais fontes do nutriente são os peixes gordos – atum, salmão ou sardinha – nozes, sementes de chia e linhaça. O ômega 3 também é comercializado em cápsulas para suplementação.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here