Dicas para uma casa de banho com menos desperdício

0
37

A casa de banho é uma das zonas da casa onde é mais fácil acumularmos muitas embalagens e onde se consomem muitos produtos que vêm em plástico e têm uma duração de vida curta. Há formas de reduzir o número dessas embalagens e de termos uma casa de banho mais «verde». Podemos tentar fazer os nossos próprios produtos ou escolher de forma mais consciente na hora de comprar o que necessitamos.

Acabar com o gel de banho. É uma embalagem que podemos poupar ao usar sabonete, que normalmente vem embrulhado em papel. Para quem não dispensa, pode comprar a granel e usar sempre a mesma embalagem.

Fazer os próprios cremes ou optar por marcas que já tenham embalagens mais ecológicas e alguma consciência ambiental.

Fazer as próprias toalhitas desmaquilhantes, usar cotonetes de cartão e optar por escovas de dentes de bambu ou de plástico 100% reciclado.

Procurar um shampoo mais amigo do ambiente. Podemos usar shampoo sólido, que vem embrulhado em papel ou comprar o shampoo a granel em lojas especializadas. Estas são as opções que produzem menos lixo. Como nem toda a gente se adapta ao shampoo em barra, nem consegue comprar sempre a granel, felizmente também já há muitas marcas com consciência ambiental, com cuidado com a origem dos ingredientes e com as embalagens.

Comprar papel higiénico reciclado.

Poupar e reutilizar água. Basta colocar um recipiente enquanto esperamos que a água do duche aqueça e depois podemos utilizá-la para regar as plantas ou lavar os dentes.

Usar as borras do café para esfoliar o corpo no banho. Podemos pôr directamente na pele ou acrescentar outros ingredientes. Aqui temos 3 receitas de esfoliantes caseiros muito fáceis de fazer com ingredientes que normalmente temos em casa.

Usar os produtos até ao fim cortando a embalagem e aproveitando o produto até ao fim.

Fazer a própria pasta de dentes ou comprar pasta de dentes em frascos de vidro.

Escolher fio dentário de origem vegetal, que normalmente vem em embalagens de vidro.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here