Dicas para umas férias mais sustentáveis

0
44

Com as notícias mais recentes das catástrofes naturais, torna-se impossível negar a urgência de ação ecológica e da gestão sustentável dos recursos do nosso planeta. Um conjunto de cientistas norte-americanos concluiu que os desastres relacionados com o clima aumentaram desde 2019, devido a temperaturas recordes e elevadas concentrações atmosféricas de gases com efeito de estufa.

A acção política deve ser acompanhada de uma mudança drástica de hábitos de consumo a uma escala global. Desde os carros que conduzimos até às roupas que vestimos e aos produtos que compramos no supermercado, tudo tem um efeito de arrastamento na exploração de recursos do nosso planeta.

Tenha atenção à sua dieta: Além de apresentar benefícios para a saúde, reduzir no consumo de produtos animais e apostar em vegetais e frutas da época regionais revela-se um acto protetor do ambiente. Os seres humanos utilizam atualmente quase um terço das terras disponíveis para a alimentação. A agricultura, a silvicultura e outras atividades de utilização dos solos contribuem 23% de todos os gases com efeito de estufa que aquecem o planeta.

Evite ligar o ar condicionado: A ventilação natural e as ventoinhas são opções bem mais amigas do ambiente. A Agência Internacional de Energia estima que a energia consumida pelo ar condicionado deve triplicar até 2050 e, nessa altura, estima-se que utilizem toda a capacidade elétrica dos Estados Unidos, Europa e Japão juntos. Manter as janelas e as persianas fechadas, ou os toldos abertos, quando o sol está a incidir nas janelas e abrir as janelas e as portas de casa durante a noite para o ar fresco circular são alternativas muito mais ecológicas.

Reduza o consumo do plástico: uma das melhores formas de o fazer é através da utilização de garrafas reutilizáveis. A Euromonitor International constatou, em 2017, que eram vendidas um milhão de garrafas de água por minuto e previu que esse número aumentaria 20% em 2021. São 583,3 mil milhões de garrafas por ano a contribuir por um planeta mais poluído.

Poupe água: Banhos curtos e eficazes é o recomendado, de preferência com menos água quente, que também ajuda a poupar eletricidade ou gás. Basta parar a corrente de água enquanto se ocupa do sabão e do champô.

Desligue a máquina de secar a roupa: são eletrodomésticos responsáveis por um elevado consumo de energia. Se tiver mesmo de as utilizar, há várias formas de minimizar o consumo de energia, como retirar o excesso de água das peças de vestuário, endireitar a roupa e ainda assegurar-se de que a máquina está cheia.

Escolha bem o meio de transporte: se está a circular localmente, tente optar por passeios a bicicleta ou a pé. Se estiver na água, velejar é melhor do que andar de barco com motor elétrico. Considere o veículo elétrico, ou pelo menos o veículo mais pequeno que se adapte às necessidades da sua família. Os comboios emitem os níveis mais baixos de gases com efeito de estufa e outros poluentes nocivos, quer sejam elétricos ou a diesel

Deixe limpos os locais por onde passa: Se vai fazer piqueniques na floresta ou dar um mergulho na praia, certifique-se que não deixa vestígios por onde passa. Antes de sair de casa certifique-se que leva pelo menos um saco para o lixo. Se tem o hábito de fumar, tenha cuidado com as beatas dos cigarros e tente experimentar utilizar um cinzeiro portátil. Além de ser inimigo da saúde e do ambiente, um cigarro mal apagado pode causar um desastre florestal.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here