‘Dragões’ sozinhos a eliminar pela 10.ª vez

Sporting caiu para a Liga Europa e o Benfica despediu-se sem glória das competições europeias

0
766

O FC Porto vai ser o único representante do futebol português na fase a eliminar da Liga dos Campeões em futebol pela 10.ª vez, depois de o Sporting falhar, na quarta-feira, 10 de Dezembro, o apuramento para os oitavos de final.

Após a qualificação dos “dragões”, à quarta jornada, e a eliminação do Benfica, à quinta, os “leões” falharam um segundo apuramento para o “top 16” da “Champions”, caindo para a Liga Europa.

Os “azuis e brancos” voltam, assim, a estar sozinhos na fase a eliminar da principal prova europeia de clubes, sendo que, pela quinta vez, arrancaram junto a outras formações lusas.

A exemplo do que aconteceu em 2006/07 e 2007/08, o Sporting e o Benfica ficaram pelo caminho, enquanto o Boavista falhou em 1999/2000 e o Benfica e o Sporting de Braga em 2012/13.

Em 1993/94, 1996/97, 2003/04, 2004/05 e 2009/10, o FC Porto também chegou à fase a eliminar, mas então já era o único representante luso na fase de grupos.

O outro apuramento do FC Porto, que contabiliza 11, em 19 participações, foi conseguido em 2008/09, época em que o Sporting também seguiu em frente, na única vez que Portugal contou com duas equipas nos oitavos de final.

Então, os portistas passaram o Atlético de Madrid e caíram nos “quartos”, face ao Manchester United e a um “golão” de Cristiano Ronaldo no Dragão (0-1, após 2-2 em Old Trafford), enquanto o Sporting tombou com estrondo nos “oitavos”, arrasado por 12-1 pelo Bayern Munique (0-5 em casa e 1-7 fora).

Sporting perde com o Chelsea
O Sporting falhou o acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, sendo relegado para a Liga Europa, ao perder por 3-1 com o Chelsea, em Londres, na sexta jornada do Grupo G.

O espanhol Cesc Fabregas, aos oito minutos, o alemão Andre Schurrle, aos 16, e o nigeriano John Obi Mikel, aos 56, apontaram os tentos do “onze” de José Mourinho, enquanto o argentino Jonathan Silva faturou para os “leões”, aos 50.

Para atingir os oitavos de final, o Sporting precisava de pontuar em Londres ou que o Schalke 04 não ganhasse ao Maribor, na Eslovénia, o que não aconteceu, já que os alemães venceram por 1-0, terminando um ponto à frente dos “leões”.

Benfica empata no adeus à Europa

O Benfica, com uma equipa “remodelada”, empatou a zero, na terça-feira, 9 de Dezembro, com os alemães do Bayer Leverkusen, no último jogo do grupo C da Liga dos Campeões, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Em noite fria e num estádio quase «deserto», a equipa do Benfica, já sem hipóteses de seguir nas provas europeias, alinhou, tal como se previa, com um onze “órfão” das suas principais estrelas, tais como Luisão, Salvio, Maxi Pereira Gaitán e Enzo Pérez, poupados a pensar no “clássico” de próximo domingo, frente ao FC Porto, da 13.ª jornada da liga portuguesa.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here