Porquê é bom dormir uma sesta?

Atualmente, muitas empresas optam por dar aos empregados um descanso logo após ao almoço

0
918

Ommyra Moreno Suárez

A sesta é uma pausa que muitos especialistas classificam como “ideal”, na medida em que, segundo estes, dormir entre dez a vinte minutos pode ajudar a arejar a mente, fomentando a criatividade e melhorando a memória emocional. Universidades como a de Harvard e a de Nova Iorque comprovaram que dormir uma soneca serve para “reiniciar” o cérebro, melhorando de forma considerável a memória e a aprendizagem, assim como o humor.

Atualmente, são muitas as empresas, de entre as quais se destacam a Google, Nike, AOL e The New York Times, que têm optado por permitir aos seus empregados um descanso após o almoço. Isto porque, depois de comer, é inevitável que tenhamos vontade de dormir porque a atividade do organismo está focada na digestão. Ainda, entre as 13h00 e as 15h00 e as 2h00 e as 4h00 da madrugada, o corpo diminui os seus níveis de atenção e alerta. Se és daquelas pessoas que sente o corpo pesado após dormir uma sesta, a solução é beber um café imediatamente. O efeito da cafeína dá-se vinte a trinta minutos depois e, assim, ao te levantares, o corpo vai estar cheio de energia. Por outro lado, se sentes que por mais que tentes não consegues dormir, não desistas. Só o facto de descansares e fechares os olhos podes conseguir uma diminuição da ansiedade e dos nervos.

Outro dado curioso é que, enquanto que a maioria dos trabalhadores tem medo de fazer uma sesta por parecerem vadios, o porta-voz da Toyota, na sua sede central em Tokyo, disse publicamente, para surpresa de todos, que se permitirmos que os trabalhadores descansem na sua de almoço o trabalho da parte da tarde irá render muito mais.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here