Eleições Madeira: Gil Canha, o empresário surfista que encabeça lista do Partido Nacional Democrático

0
1363

O empresário agrícola que retempera as forças praticando surf nos mares da Madeira, Gil Canha, é o primeiro candidato na lista do Partido Nacional Democrático (PND) às eleições regionais de 29 de março.

Com 53 anos, Gil da Silva Canha, tem licenciatura em História e Ciência Sociais e uma pós-graduação em Cultura Americana pela Universidade norte-americana de Hayward.

O ex-militar, que esteve ligado a atividades radicais e desportivas, foi o fundador da associação ambientalista madeirense Cosmos.

Também foi um dos criadores do jornal satírico regional O Garajau, um quinzenário entretanto extinto cujos artigos publicados estão na base de vários processos judiciais que o levaram frequentes vezes ao banco dos réus nos tribunais da Madeira.

Gil Canha foi eleito em 2009 vereador da Câmara Municipal do Funchal nas listas do PND.

Em 2013 foi reeleito depois de o partido ter integrado a coligação Mudança (PS, PND, BE, PTP, MPT, PAN), liderada por Paulo Cafôfo, que hoje preside à principal autarquia do arquipélago. Mas o dirigente do PND acabou por se demitir quando entrou em rota de colisão com o atual presidente, provocando um «terramoto» político no município.

Estas diferenças insanáveis provocadas pela reestruturação dos pelouros atribuídos aos vereadores e ao presidente fizeram o partido abandonar a vereação da CMF.

Atualmente, Gil Canha é um empresário agrícola visto muitas vezes a surfar as ondas dos mares da Madeira.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here