Eleições Madeira: José Manuel Rodrigues trocou o jornalismo pela política

0
882

O jornalista madeirense José Manuel Rodrigues, que trocou as notícias pela política, é desde 1997 o líder do CDS/PP-Madeira e encabeça a candidatura do partido nas eleições legislativas antecipadas que se realizam no arquipélago a 29 de março.

Sempre se assumiu como um democrata-cristão, tendo sido presidente da Juventude Popular da Madeira entre 1976 e 1978.

Escolheu o jornalismo como profissão e começou a sua carreira no Jornal da Madeira, passando depois pelo centro regional da ANOP (Agência de Notícias de Portugal) e pela RTP-Madeira.

No canal televisivo regional tornou-se um dos rostos mais conhecidos dos madeirenses porque todas a noites, durante 15 anos, foi ‘pivot’ dos noticiários na região.

José Manuel Rodrigues também foi presidente da delegação do Sindicato dos Jornalistas da Madeira.

A sua carreira política efetiva principiou em 1995, quando encabeçou a lista do CDS-PP nas eleições legislativas nacionais pelo círculo da Madeira, mas não conseguiu o lugar na Assembleia da República apenas por mil votos.

No ano seguinte foi eleito deputado para o parlamento madeirense e, em 1997, assumiu a liderança do partido na região, cargo que exerce até hoje, tendo sido sucessivamente eleito em eleições regionais em 2000, 2004 e 2007.

Em 2009, foi eleito deputado para a Assembleia da República, mas regressou à Madeira, tendo nas últimas legislativas de 2011 conseguido tornar, pela primeira vez, o CDS/PP no segundo partido mais votado na região e o principal da oposição política insular, lugar que foi detido pelo PS, elegendo um grupo parlamentar com nove deputados.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here