Eleições Madeira: O arqueólogo que iniciou os movimentos de cidadãos na região

0
889

Élvio Sousa, o arqueólogo que é presidente da junta de freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, encabeça a candidatura do Juntos Pelo Povo (JPP), partido que se estreia nas eleições regionais de 29 de março na Madeira.

Élvio Duarte Martins Sousa tem 41 anos e foi o fundador e principal dinamizador do movimento de cidadãos JPP, que surgiu na freguesia de Gaula, Santa Cruz, em 2009, e acabou por afastar o PSD da presidência do município daquela localidade e de todas as juntas nas últimas autárquicas.

Com o objetivo de estender este projeto político a toda a região, o movimento decidiu tornar-se num partido e tem como cabeça de lista este licenciado em História, mestre em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Élvio Duarte Martins é também investigador do Centro de História de Aquém e de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa.

Élvio Sousa tem vários trabalhos de investigação e de arqueologia publicados, tendo recebido o Prémio Europeu na área científica de Arqueologia atribuído pelo ‘Council For Kentish Archaeology’ no Reino Unido, e é o principal dinamizador do projeto do núcleo museológico do Ribeirinho, em Machico.

Da família do candidato destaca-se o irmão Filipe Sousa, atual presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, eleito pelo JPP.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here