Já passaram mais de três anos desde a realização da última edição do Encuentro de Folclore Madeirense. Devido à situação do país e problemas logísticos, o Grupo Folklórico da Casa de Portugal de Ciudad Bolívar, Estado de Bolívar, não vai organizar a XX edição da iniciativa, cujo compromisso foi assumido a 3 de novembro de 2013.
É por isso que os grupos folclóricos que se reuniram no domingo 12 de fevereiro no Centro Social Madeirense de Valencia acordaram que na próxima reunião de grupos, a realizar-se no mês de abril, vão realizar um novo sorteio entre os grupos que queiram acolher o encontro, com a finalidade de não deixar morrer a tradição e assegurar a continuidade do folclore madeirense nas terras de Bolívar. Ainda, decidiram não realizar o Encuentro Continental neste ano, devido aos custos.
«Como o Encuentro Madeirense já não se realiza há mais tempo, há quase cinco anos, este ano deverá realizar-se em outubro. Na próxima reunião, os interessados em adiar podem participar, sendo que se realizará um novo sorteio. Ainda, o Grupo Folclórico Virgen de Fátima de Guatire solicitou adiar a edição do Encuentro Continental para, assim, ter um ano mais para a organização», explicou David Otero, Diretor de Cultura do Centro Social Madeirense de Valencia, Estado de Carabobo.
Recorde-se que o XIX Encuentro realizou-se na cidade de San Juan de Los Morros, Estado de Guárico, e foi organizado pelo Rancho Folklórico Costumbres y Tradiciones de Portugal, sendo vencedor o Grupo Folklórico Amizade de la Casa Portuguesa de Maracay, Estado de Aragua. Ali, durante o sorteio do grupo organizador do próximo ano, Ciudad Bolívar foi selecionada e, desde então, espera-se que a data seja anunciada.