Entregues prémios do Concurso 10 de Junho

Os vencedores receberam diferentes livros no Colégio Nossa Senhora de Fátima

0
734

O ensino da cultura, da língua e da história portuguesa continua a crescer de forma notável na Venezuela. No passado dia 6, foram entregues no Colégio Nossa Senhora de Fátima, situado na urbanização San Bernardino de Caracas, os prémios aos vencedores do Concurso 10 de Junho. O evento foi conduzido por Rainer Sousa, coordenador do ensino do português da embaixada de Portugal na Venezuela.

Foram galardoados os três melhores desenhos. O primeiro lugar foi para Alejandro Sosa; o segundo para Sofía Guzmán e o terceiro foi entregue a Noelia Cabrices. O vencedor recebeu um livro de gramática e um dicionário e o segundo e o terceiro um livro de história interactivo com desenhos e caricaturas. Rainer de Sousa não escondeu a sua felicidade pelos resultados obtidos e pela grande participação. “Estou satisfeito. É a segunda vez que fazemos o Concurso 10 de Junho, que como se sabe é Dia de Portugal”, comentou.

O tema deste ano foi um personagem da história de Portugal. “Aqui podemos ver que muitos se inclinaram por Fernando Pessoa, Vasco da Gama e D. Afonso Henriques, que foi o primeiro Rei de Portugal. É importante que os alunos luso-venezuelanos e os venezuelanos tenham contacto com a história e cultura lusitana. Agradecemos muito à Porto Editora por nos ter apoiado com livros adaptados para crianças e jovens”, sublinhou.

Este concurso chegou para ficar, com o objectivo de mostrar tudo o que se refere a Portugal em diferentes áreas. “Vamos realizá-lo todos os anos. Este ano tive a ideia de sublinhar o tema da história, sou um apaixonado por esta área. A ideia é que os mais pequenos sintam a curiosidade e gostem da história portuguesa”, explicou.

Foram dadas três semanas aos participantes para que pudessem fazer os seus desenhos. “Começava uns dias antes do 10 de Junho e terminava depois de 1 de Julho, também para que abarcasse o Dia da Madeira”.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here