Executivo Nacional «aperta a mão» a empresas privadas

O Governo da Venezuela acompanha a empresa privada com a presença da Vice-Presidente do país num dos mais importantes eventos alimentares e retalhistas da Venezuela

0
48

A Vice-Presidente Executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, foi a convidada de honra esta sexta-feira na reunião anual da Associação Nacional de Supermercados e Auto-serviços (ANSA), na qual participaram mais de 200 representantes do sector. Esta é a mais alta figura governamental a estar presente nos eventos organizados pela ANSA ao longo dos seus 56 anos de existência. A representante do Governo foi acompanhada pelo Ministro da Alimentação e por dois vice-ministros do sector.

Rodríguez fez uma introdução sobre os acontecimentos que o país enfrentou nos últimos anos e destacou o crescimento económico experimentado a partir da segunda metade de 2021, assegurando que o sector comercial na Venezuela aumentou 86%, com a criação de novas empresas.

Segundo a também Ministra da Economia e Finanças, este fator resultou num aumento da cobrança de impostos no país, uma vez que, quando que há mais atividade comercial, isto tem um impacto sobre os impostos cobrados. «A coleção entre abril de 2021 e abril de 2022 cresceu 123%. O que é que isto indica? Temos mais atividade comercial, e isso levou a uma melhor cobrança de receitas para o país», disse.

Rodríguez garantiu ainda que a ativação de sectores económicos como o comércio tradicional aumentou a sua produção de 16% para 19%, o comércio industrial de 5% para 6%, os serviços de 13% para 15,6% e o lazer de 12% para 14,40%, o que na sua opinião fala de uma precoce recuperação económica geral no país. «Segundo um inquérito ao sector industrial privado, houve um aumento de 60% nas vendas entre 2021 e 2022», acrescentou.

A Vice-Presidente observou que abril será o oitavo mês de crescimento económico e de inflação de um dígito, o que considerou uma boa notícia para o sector comercial. «Já passaram oito meses desde que saímos da tempestade da hiperinflação e da troca monetária», disse Delcy Rodríguez, acrescentando que o país ultrapassou a crise de abastecimento, passando de 20% em 2017 para 89% hoje, com perspetivas de crescimento contínuo.

A representante do Governo salientou a importância da recuperação do cone monetário, a estabilização da moeda, o reforço da economia digital, o aumento da produção nacional, a diversificação das marcas e o aparecimento de mais de 218 mil empreendedores no país.

Em nome do Presidente da República, Nicolás Maduro, a Vice-Presidente Executiva felicitou todos os empresários pela sua resiliência e investimento face ao «bloqueio criminoso, irracional e injusto», agradecendo-lhes por serem “pessoas de bem”. «Juntos procuramos o bem-estar e a felicidade de todos os cidadãos. A Venezuela está a recuperar para o bem de todos», concluiu Delcy Rodríguez.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here