Exposição “Mar/ Liberdade” chega ao Estreito de Câmara de Lobos

0
47

A Exposição “Mar/ Liberdade” de José Gonçalves Faria abre, amanhã, portas ao público na sala de exposições do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, onde estarão patentes algumas das obras mais relevantes do artista até 27 de março.

A cerimónia de inauguração será feita por Leonel Correia da Silva, vice-presidente e vereador com o Pelouro do Ambiente e Cultura da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Conforme recorda uma nota enviada à redação, José Gonçalves Faria, natural do Estreito de Câmara de Lobos, nasceu a dia 22 de maio de 1934 e faleceu a 4 de dezembro de 2013.

“Cedo conheceu a vida difícil da agricultura com a qual lidou até aos 14 anos, idade com que emigrou para a Venezuela. O gosto do artista pela pintura surge em criança, tendo sido por ocasião da sua entrada na escola primária, que teve maior oportunidade de contactar e manusear o lápis e o papel, momento em que mais se fez sentir as suas aptidões para o desenho e pintura”, pode ler-se na mesma nota.

“Sem formação académica em pintura, a sua carreira e evolução neste sector artístico é sobretudo baseada no autodidatismo, ainda que não esconda ensinamentos e influências provenientes de importantes pintores que teve oportunidade de conhecer ou contatar, principalmente com Max Römer, que o influenciaram profundamente no gosto pela pintura. Na Venezuela ingressou durante 3 anos na Academia Galiandro, onde aprendeu a desenvolver a técnica que está presente nos quadros desta exposição, a pintura a pastel sobre carvão”, adita.

Nesta exposição poderão ser vislumbradas as suas pinturas a pastel sobre carvão que estão incluídas no espólio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e algumas de coleções particulares.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here