Faleceu João Carlos Freitas, conselheiro honorário das comunidades madeirenses

0
40

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do conselheiro honorário das comunidades madeirenses no Reino Unido, João Carlos Freitas, enaltecendo a sua «vida dedicada à diáspora portuguesa».

Numa mensagem de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado «apresenta condolências à família de João Carlos Freitas, conselheiro das comunidades madeirenses no Reino Unido». «Uma vida dedicada à diáspora portuguesa, reconhecida em 2013 com a comenda da Ordem do Mérito», acrescenta Rebelo de Sousa.

O Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do comendador João Carlos Freitas, aos 90 anos, em Londres. Na nota, Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, recordou João Carlos Freitas como “um estimado amigo que a todos deixará saudades”, com um vasto percurso profissional.

“Natural do Funchal, e residente no Reino Unido desde 1968, João Carlos Freitas foi um verdadeiro embaixador da Madeira em Londres, onde dedicou uma vida a desempenhar funções ligadas às nossas Comunidades”, lembrou o diretor.

Recorde-se que, em 1983, João Carlos Freitas foi delegado das Comunidades Portuguesas em Londres, tendo no ano seguinte sido eleito conselheiro permanente das Comunidades Madeirenses. Nesse mesmo ano foi agraciado com o prémio de Valor Mérito das Comunidades Portuguesas pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, tendo sido um dos membros-fundadores e Presidente do Clube ‘A Família’, em Londres.

Já em 2013, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, enquanto que, em 2016, foi designado pelo Governo Regional conselheiro da Diáspora Madeirense.

«Por este percurso de vida dedicado às comunidades madeirenses no Reino Unido, foi distinguido, em 2017, pelo presidente do Governo Regional com a Insígnia Autonómica», acrescenta-se na mesma nota.

A 14 de maio de 2021, o Governo Regional emitiu uma resolução de Governo, na qual louvou publicamente João Carlos Reis Freitas, “pelas qualidades evidenciadas ao longo da sua vida bem como pela demonstração de um irrepreensível espírito de missão dedicado à causa pública, tornando-o justo merecedor do público louvor, que ora lhe é atribuído».

O louvor público foi entregue em mãos ao Comendador João Carlos Freitas, pelo Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, aquando a sua visita a Londres em maio último.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here