Manuel Fernando Vieira dos Santos, mais conhecido por todos como “Santos”, Tinha 14 anos (1962) e aparece na foto com o seu irmão mais novo, Carlos, que desde a chegada à Venezuela, um anos depois de Santos, manteve-se junto com o seu irmão de maneira incondicional. Estavam atendendo ao balcão do estabelecimento, apesar de serem ainda uns adolescentes em fase de adaptação. Dormiam no mesmo edifício, propriedade do dono do Café Abasto Italia.
Família Vieira dos Santos
1 of 4

Esta foto foi tirada no Café Abasto Italia, que estava situado em la Guaira e era propriedade de um português. Manuel Fernando Vieira dos Santos, mais conhecido por todos como “Santos”. Tinha 14 anos (1962) e aparece na foto com o seu irmão mais novo, Carlos, que desde a chegada à Venezuela, um anos depois de Santos, manteve-se junto com o seu irmão de maneira incondicional. Estavam atendendo ao balcão do estabelecimento, apesar de serem ainda uns adolescentes em fase de adaptação. Dormiam no mesmo edifício, propriedade do dono do Café Abasto Italia.

Aqui pode-se observar Manuel Fernando Vieira dos Santos, com o seu companheiro "Carúpano", na sucursal da Central Madeirense, na zona de 23 de Enero, onde trabalhava como repositor, com 16 anos de idade. Recorda com um sorrido no seu rosto os dias na casa onde a Central Madeirense albergava os seus trabalhadores imigrantes recém-chegados de Portugal. Nela dormiam, comiam e passavam momentos de lazer. Ali, Santos fez grandes amigos que viriam a oferecer-lhe ajuda ao longo da vida.

Quem conhece Manuel Fernando Vieira dos Santos sabe que não é precisamente da pessoas mais extrovertidas. Por isso, quando vi esta foto, a primeira coisa que lhe disse foi que parecia um actor de Hollywood. E é que o motivo da foto exigia a melhor a imagem; era a foto que mandou para Portugal para que vissem que estava passando bem. Por isso, foi tomada uma foto num estúdio profissional, que conseguiu o ângulo perfeito do Sr. Santos, que usava o seu melhor fato, demonstrando que aos seus 17 anos estava na Venezuela e a tornar-se num homem de sucesso, trabalhador e perfeitamente adaptado a um novo rumo traçou para a sua vida.

Manuel Fernando Vieira dos Santos e o seu irmão mais novo, Carlos, trabalhavam em La Guaria mas escapavam-se aos fins-de-semana e feriados para Caracas. Ali frequentavam a Zona de los Chorros, onde já tinham vivido antes de se mudarem para Vargas. Encontravam-se com o seu pai, o Sr. José Dias dos Santos, para dar passeios pela zona e, de vez em quando, dar uma mãozinha no negócio de venda de peixe que possuía.