Fátima recebe Encontro de Investidores da Diáspora

0
20

Investidores e empresários portugueses provenientes de vários países dos cinco continentes são esperados, entre os dias 09 e 11 de dezembro, em Fátima, para a primeira edição dos Encontros PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

Depois de Sintra, Viana do Castelo, Penafiel e Viseu, Fátima foi a cidade escolhida para a realização dos Encontros PNAID 2021, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora realizados desde 2016, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, promovidos pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Estes serão os primeiros Encontros desde que foi aprovado o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em 2020, com o objetivo de promover o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

O evento assume-se como catalisador do estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional, consubstanciando-se numa poderosa força económica, social e cultural com uma contribuição determinante para aumentar a coesão nacional e a competitividade da economia portuguesa.

Sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, os encontros têm como finalidade fornecer, a investidores e empresários portugueses no estrangeiro interessados em investir em Portugal, informação sobre áreas-chave das políticas públicas do país. Esta iniciativa tem também como objetivo proporcionar aos participantes informação sobre oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora, e facultar-lhes um espaço de apresentação dos seus projetos, interação, conhecimento, partilha de experiências e boas práticas, parcerias e oportunidades de negócios.

Num mundo cada vez mais globalizado, competitivo, inovador e exigente, este Encontro pretende, mais uma vez, reforçar e afirmar uma visão mais integrada do valor que os investidores da Diáspora representam e a sua importância estratégica na modernização e desenvolvimento das regiões e do tecido empresarial português, com a importância do peso económico global do empreendedorismo das Comunidades Portuguesas e do seu duplo potencial, enquanto origem de fluxos de investimento e de destino de iniciativas de diversificação de mercados por parte de empresas nacionais.

Este ano a aposta será num evento mais dinâmico e interativo, com uma maior diversificação de sessões temáticas e um aumento de momentos vocacionados para networking, apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento.

Esta edição apresenta também um modelo colaborativo em rede juntando múltiplos parceiros que assumem a organização das diversas atividades dinâmicas do programa entre os quais as áreas governativas responsáveis pela execução do PNAID; a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, a Rede das Associações de Pós-graduados; a Associação de jovens Lusodescendentes Cap Magellan; a Associação ACTIVA; as Fundações AEP e AEP e a Federação Minha Terra.

O programa – consultar em: https://www.encontrosdiaspora.pt/programa – inclui ainda a realização de sessões presenciais paralelas dedicadas às temáticas Agricultura e Agroalimentar, Indústria 4.0 e produção avançada, Turismo e Sustentabilidade, Mar e Economia Azul e Digital e Saúde, com espaço ainda para o debate em torno de ideias de negócio e investimento no interior do país, indo assim ao encontro de um dos objetivos do PNAID, a coesão territorial., bem como visitas a empresas, exposições e atividade cultural.

No âmbito do programa dos Encontros PNAID 2021, decorreu já um webinar de antecipação dedicado à temática do investimento imobiliário. A este seguir-se-á, em outubro, o webinar sobre o tema Floresta e Recursos Naturais.

As inscrições para os “Encontros PNAID 2021” podem ser feitas em https://www.encontrosdiaspora.pt/fazer-inscricao.

Para quem não puder participar presencialmente no evento, sublinhamos que o mesmo terá transmissão em live streaming no site www.encontrosdiaspora.pt e permitirá a participação através de videoconferência. A revista Comunidades portuguesas, media partner do evento para as comunidades, também fará a transmissão em live streaming através do Facebook e completará, durante o evento, esta transmissão com entrevistas a entidades, oradores, convidados e participantes.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here