FC Porto e Sporting ‘azarados’, Braga feliz

Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Sion são os adversários das equipas portuguesas

0
598

CORREIO/LUSA

O FC Porto e o Sporting tiveram azar, no passado 16 de Dezembro, no sorteio dos 16avos de final da Liga Europa em futebol, ao apanharem os alemães do Borussia Dortmund e do Bayer Leverkusen, respetivamente.
Enquanto o Sporting de Braga foi feliz, já que vai defrontar os suíços do Sion, os dois primeiros classificados da I Liga portuguesa encontram, a 18 e 25 de Fevereiro de 2016, duas das mais fortes equipas da ‘Bundesliga’.

O Borussia Dortmund falhou a ‘Champions’, ao ser apenas sétimo no último campeonato alemão, depois de um início desastrado, mas retomou esta temporada o seu ‘ritmo’ normal e é segundo, a cinco pontos do ‘inacessível’ Bayern Munique.

Agora sob o comando de Thomas Tuchel, o conjunto de Dortmund tem como grande ‘estrela’ Marco Reus, rodeado de mais uma série de grandes jogadores, nomeadamente o avançado gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, melhor marcador do campeonato alemão, com 18 tentos.

O central Mats Hummels e os médios Ilkay Gundogan, Henrikh Mkhitaryan e Shinji Kagawa são as outras referências do ex-conjunto de Jürgen Klopp, que, em 2012/13, levou o clube à final da Liga dos Campeões, perdida para o Bayern.

Na fase de grupos da Liga Europa, o Borussia Dortmund ficou-se pelo segundo lugar do Grupo C, atrás dos russos do Krasnodar, depois de perder em casa com o PAOK na última ronda, o que lhe ‘retirou’ o estatuto de cabeça de série no sorteio.

Por seu lado, o Bayer Leverkusen vai defrontar os ‘leões’ depois de, como o FC Porto, não ter conseguido chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, sendo terceiro do Grupo E, atrás de FC Barcelona e Roma.

O conjunto de Leverkusen não tem as mesmas armas do Borussia Dortmund, do qual dista 14 pontos no campeonato alemão, seguindo no sexto lugar, mas não deixa de ser uma equipa muito forte, que costuma actuar na ‘Champions’.

O guarda-redes Bernd Leno, o médio Karim Bellarabi e o avançado mexicano Javier Hernández ‘Chicharito’, autor de 10 golos na ‘Bundesliga’ e cinco na ‘Champions’, são as principais figuras do ‘onze’ de Roger Schmidt.

Na época passada, esteve no mesmo grupo do Benfica, de Jorge Jesus, que terá, assim, um reencontro com os alemães, que venceram em casa por 3-1 e empataram a zero na Luz, seguindo para os ‘oitavos’, fase em que caíram perante o Atlético de Madrid, no desempate por grandes penalidades.

O Sporting também já encontrou o conjunto de Leverkusen, na fase de grupos da ‘Champions’, em 1997/98 e 2000/01: os germânicos vencerem três jogos e empataram um, o último, em Alvalade, a 7 de Novembro de 2000.

Ao contrário de ‘dragões’ e ‘leões’, o Sporting de Braga está, certamente, feliz com o sorteio, que lhe colocou no caminho o Sion, apurado para os 16avos de final como segundo colocado do Grupo B, atrás do Liverpool.

No campeonato helvético, o adversário dos ‘arsenalistas’ segue apenas no sexto lugar, a 19 pontos do líder Basileia, sendo que uma das figuras da equipa é o português Carlitos, ex-jogador do Benfica.

Em relação aos restantes embates dos 16avos de final da Liga Europa, destaque para os embates entre a Fiorentina, de Paulo Sousa, e o Tottenham e o entre o Villarreal e o Nápoles.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here