Folclore luso mantém presença em Guárico

Um dos seus sonhos seria fazer um intercâmbio cultural fora da Venezuela

0
855

O Rancho Folclórico Costumes e Tradições de Portugal foi fundado a 21 de Abril de 2009, na cidade de San Juan de Los Morros, estado Guárico, pela necessidade que a comunidade lusa que vive na localidade tinha de manifestar as suas tradições e costumes.

O presidente e director de dança do grupo, Duarte José Macedo, disse ao CORREIO que anualmente festejam a festa da Virgem de Fátima, o que os motivou a formar o grupo e a dar-se a conhecer na cidade.

Sobre o nome do grupo, o luso-descendente comentou que decidiram baptizar-se como rancho folclórico “porque a maioria chama-se grupo folclórico e só há um rancho folclórico. Agora somos o segundo do país.”

Actualmente, o rancho folclórico luso-venezuelano é formado por 42 membros activos, para além de algumas pessoas que colaboram com o grupo. Indicou que a maioria dos membros são luso-descendentes e oito são crioulos.

O presidente do rancho folclórico manifestou que um dos seus sonhos seria fazer um intercâmbio cultural fora da Venezuela, com outro grupo luso. “Seria um sonho tornado realidade poder conviver com grupos do exterior. Há possibilidade, o limite dos sonhos é infinito”.

Por último, Duarte José Macedo agradeceu a todos aqueles que o apoiaram neste trabalho, assim como ao grupo matriz de onde saiu e ao seu novo grupo, Rancho Folclórico Tradições e Costumes de Portugal.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here