Folclore português e espanhol destaca-se no Festival de Danças Ibéricas

Cinco grupo portugueses participaram neste encontro não competitivo

0
1081

Ommyra Moreno Suárez

No sábado 25 de e no domingo 26 de março, realizou-se a segunda edição do Festival de Danças Ibéricas, sob o lema “Terra de Exploradores”, no Teatro Rosalía de Castro, localizado na sede de Mariépez da Hermandad Gallega de Venezuela. A organização do evento esteve a cargo do Grupo de Danzas Folklóricas Eiras Nosas e da Dirección de Cultura do centro social.

No sábado 25, a jornada começou às 19h00 com a abertura do festival, a cargo do grupo anfitrião, o Grupo de Danzas Folklóricas Eiras Nosas, que também ofereceu outros dois números musicais. A representar o folclore português, esteve presente o Grupo Folclórico do Centro Sociocultural Virgen de Fátima e o Grupo Folklórico Internacional Centro Luso Marítimo de Venezuela. Ainda, os presentes puderam desfruitar das apresentações da dançarina Verónica Álvarez, Coros y Danzas de la Sociedad Nuestra Señora de La Candelaria de Cagua, Escuela de Sevillanas de la Hermandad Gallega, Grupo de Danzas Lembranzas e o Esbart Dansaire Terra Nostra del Centre Catalá de Caracas.

No domingo dia 26, a iniciativa começou às 16h00. A portugalidade vibrou no palco pela mão do Grupo Folklórico Amizade de la Casa Portuguesa del Estado Aragua, o Rancho Folclórico Saudades de la Casa Portuguesa Venezolana del estado Carabobo e a Asociación Cultural Grupo Folklórico “Os Lusiadas”, que durante a sua apresentação convidou todos os grupos participantes a subir ao palco para dançarem em conjunto várias músicas típicas portuguesas. O Grupo de Danzas Semente Nova, a Agrupación Folklórica del Hogar Canario Venezolano e o Grupo de Sevillanas Sal y Pimienta também marcaram presença no encontró, que culminou com a entrega de reconhecimentos e a apresentação do Grupo de Danzas Folklóricas Eiras Nosas.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here