Funchal gere 300 mil m2 de jardins e adapta-se aos desafios das alterações climáticas

0
24

Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a entrega de prémios referentes ao concurso “Eu Desenho no Jardim”, no qual participaram alunos de nove estabelecimentos de ensino, do Município do Funchal, divididos em duas categorias, 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, Técnico e/ou Profissional, numa cerimónia que contou com  mascote do Ambiente, o popular Simão.

Os trabalhos estiveram em exposição, no Átrio da Câmara Municipal do Funchal, de 20 a 24 de Maio. Na ocasião, a vereadora Nádia Coelho, que detém o pelouro do Ambiente, além de agradecer a participação dos estabelecimentos de ensino e alunos nesta iniciativa municipal, realçou os «jardins únicos e de imensa beleza» que o «Funchal oferece».

Nádia Coelho apontou ainda a área de jardins que a autarquia gere – 300 mil m2 -, «o equivalente a cerca de 28 campos de futebol», apontando anda «alguns desafios» que o Funchal enfrenta devido às «alterações climáticas», daí que estejam a ser instalados sistemas de irrigação mais inteligentes, como seja a rega gota a gota», bem como a usar outras «coberturas de solos», em concreto com «materiais orgânicos» de modo a «aumentar a humidades dos solos» e ainda «a utilização de plantas cada vez mais adaptadas às novas realidades».

Refira-se que esta iniciativa fomentar a expressão artística “sur le motif” (sobre o tema, ao ar livre) nos Jardins Municipais, focando-se na vivência e ambiência dos jardins, em todas as suas vertentes, simbólicas, históricas, ambientais e quotidianas.

Os trabalhos dos estudantes  revelam o diálogo e o raciocínio entre o autor/autores com os diferentes jardins municipais, comunicando e trazendo à luz os valores mais prementes, utilizando várias técnicas para transmitir essa relação.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here