A imagem desta semana é a cidade do Funchal, capital da ilha da Madeira, uma das regiões autónomas portuguesas (a outra é o arquipélago dos Açores). Para além de ser capital, a cidade caracteriza-se por ser o maior centro urbano da ilha. O Funchal é a cidade mais proeminente do Portugal insular.
O estabelecimento da zona começou em 1424, quando a ilha da Madeira se dividiu em duas capitanias. A capitania do Funchal foi para João Gonçalves Zarco, que se assentou aqui com a família. A posição geográfica, a existência de um bom porto e a produtividade dos solos levaram a um importante e rápido desenvolvimento do núcleo da ilha. A povoação recebeu a sua primeira carta entre 1452 e 1454 e foi elevada a cidade e a sede do condado. Pouco depois, em 1508, tornou-se efectivamente em cidade.
Entre os acontecimentos importantes desta zona podemos mencionar o ataque de corsários franceses em 1566, sob o comando de Bertrand Montluc, cavaleiro da corte de Carlos IX de França e o segundo filho do marechal Blaise Montluc. Em Setembro, embarcou em Bordéus uma força de cerca de 1200 homens em três grandes navios e em oito embarcações mais pequenas. Esta armada saqueou o Porto Santo, e as notícias em breve chegaram à Madeira, obrigando as povoações de Machico e Santa Cruz a armar-se. No Funchal, por determinação do então governador Francisco Gonçalves da Câmara, não houve tentativa de ser considerado hostil.
O clima do Funchal é mediterrâneo ou CSA, segundo a classificação climática de Köppen, se bem que é muito influenciado pela corrente do Golfo. Apresenta invernos muito suaves e chuvosos junto com verões secos e cálidos, com escassa oscilação diária própria das zonas sub-tropicais.
A cidade do Funchal é uma espécie de anfiteatro natural formado pela baía, as montanhas a norte e a este e a oeste com picos vulcânicos, o que faz com que a zona urbanizada da cidade se estenda desde o nível do mar até uma altura de cerca de 800 metros. As montanhas vão até mais de 1800 metros, nos pontos mais altos da cordilheira central da ilha, a norte.
O centro da cidade do Funchal é atravessado por três ribeiras de regime torrencial: São João, Santa Luzia e João Gomes.
A cidade conheceu vários personagens ilustres: Tristão Vaz Teixeira (1395-1480), descobridor português; Alberto João Jardim, presidente do governo regional da Madeira durante quase quatro décadas; Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, futebolista do Real Madrid e vencedor de três Bolas de Outro, a cantora Vânia Fernandes, entre outros.
Isto sem esquecer a quantidade de locais de interesse: Mercado dos Lavradores, Sé Catedral, Jardim Botânico, Caves da Madeira Wine, Jardim Municipal, Convento de Santa Clara, Museu de Arte Sacra, Praça do Município, Centro Histórico (Zona Velha), Porto do Funchal, Museu CR7, entre outros.