Governo diz que não há portugueses «em risco iminente» nas Canárias

0
20

Doze portugueses foram identificados na zona circundante ao vulcão da ilha de Palma, nas Canárias, mas não há cidadãos nacionais «em risco iminente», disse fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Encontramos mais dois portugueses e temos a informação de que uma portuguesa, cuja casa se encontrava no trajeto da lava teve de ser evacuada e foi para casa de um familiar”, dando conta que todos os portugueses estão bem, sendo que não existe registo de turistas nacionais nos hotéis.

De recordar, que na terça-feira tinham sido contactados dez portugueses que se encontram na zona atingida pela erupção do vulcão Cumbre Vieja. Berta Nunes esclareceu ainda que os organismos consulares continuam a estabelecer contactos para perceber se existem mais portugueses na região. “O Governo português e o Ministério da Administração Interna estão em contacto com o governo espanhol, e se for necessário retirar algum português da ilha certamente o faremos”, esclareceu

.A situação na ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias, na sequência da erupção do vulcão Cumbre Vieja, «está a ser acompanhada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Embaixada de Portugal em Madrid, e em articulação com o cônsul honorário de Portugal em Tenerife, que mantém contacto com as autoridades locais e com a comunidade portuguesa, entre a qual não foram até agora reportados quaisquer danos físicos ou materiais», refere o gabinete de Berta Nunes.

A Embaixada de Portugal em Madrid «está a contactar todos os cidadãos residentes nos municípios de risco, identificados nos arquivos consulares, e continua igualmente a averiguar a eventual existência de portugueses entre os turistas que se encontram na ilha», adiantou.

As autoridades policiais espanholas informaram que não constam cidadãos de nacionalidade portuguesa no sistema de registo policial dos hotéis de La Palma.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here