Governo investe mais de 100 mil euros na limpeza de caminhos florestais na zona oeste

0
17

O Governo Regional anunciou que procederá à limpeza de 140 quilómetros de caminhos florestais nos concelhos da Calheta, da Ponta do Sol e de Câmara de Lobos, que representa um investimento que ultrapassa os 100 mil euros, disponibilizados pelo Orçamento da Região.

“no âmbito da Estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza executa anualmente diversas intervenções que visam a beneficiação da rede viária florestal. Este ano, com recurso a meios próprios e com recurso a contratação de serviços externos, o IFCN estima que as intervenções previstas possam atingir os 200 km de caminhos florestais”, afirmou Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Durante a visita à freguesia da Ponta do Sol, onde o IFCN se encontra a intervir em cerca de 20 km de caminhos florestais, a governante referiu que”um dos locais a beneficiar é o Caminho real N.º 28, estrada com características próprias, empedrada e que atravessa uma vasta área florestal, com uma extensão de 4 Km neste concelho”.

A empreitada prevista pelo IFCN irá promover a regularização do piso dos caminhos florestais, incluindo a desmatação da vegetação existente no caminho e nas bermas (2 metros de cada lado), de modo a evitar ignições e a propagação do fogo de um lado para o outro do caminho.

As infraestruturas do sistema de drenagem dos caminhos, como as valetas e drenos transversais de superfície, irão ser regularizadas e limpas, de modo a garantir os seus objetivos.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here