‘Granitos de arena’ surfistas

0
706

O movimento ecológico na Venezuela continua a crescer, e mostra disso é a recente actividade realizada em duas praias do Estado de Vargas, na qual o Movimento Internacional ‘Granito de Arena’, da Fundação Eco-Social de Mulheres Surfistas (FEMS), utilizou o surf como ferramenta para despertar a consciência de crianças de escassos recursos sobre a importância de manter as praias limpas, especialmente de plástico.

O movimento ‘Granito de Arena’ é uma iniciativa promovida por cinco surfistas latinos, entre eles o primeiro campeão mundial venezuelano, Magnum Martínez, que procuram devolver ao mar tudo o que este campo natural lhes deu, e uma forma de fazê-lo foi fazer com que as crianças se apaixonem pelo surf, demonstrando-lhes o quão divertido o mar pode ser a bordo de uma prancha, e porque é tão importante que mantenhamos as praias livres de plástico.

Nesta oportunidade, os surfistas juntaram-se às jovens da FEMS que, durante meses, trabalharam com comunidades como as de Mare Abajo, ensinando às crianças a importância de reciclar e preservar o ambiente, mas também os benefícios que lhes traz, e às suas famílias, a recolha dos desperdícios e transporte para os locais de reciclagem da zona, tal como o fizeram os membros desta fundação, que financiam os seus eventos através dos desperdícios depositados nestas indústrias que muitas vezes passam despercebidas na nossa sociedade.

Foram 100 as crianças que beneficiaram de uma actividade que deveria espalhar-se por todas as costas venezuelanas e do mundo, já que de uma só praia (de uns 150 metros de longitude), os miúdos conseguiram retirar mais de 80 quilos de desperdícios plásticos. Por isso, a próxima vez que for à praia, ‘Piense antes de botarla’. Será um benefício para o mar e para as espécies que nele habitam. Lembre-se que cuidar hoje é preservar o futuro das novas gerações.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here