Imagem Peregrina de Fátima continua a percorrer a Venezuela

Visita tem estado marcada por uma grande afluência de peregrinos motivados pela fé e devoção mariana

0
1008

Ommyra Moreno Suárez

Após o pedido feito pelas dioceses dos Estados de Mérida, Trujillo e Táchira, o Santuário de Fátima em Portugal decidiu estender a visita da Imagem Peregrina até ao mês de novembro. Recorde-se que no passado mês de abril iniciou-se a visita na Venezuela de uma das 11 imagens peregrinas que foram transportadas para vários países no âmbito do centenário das aparições da Virgem de Fátima aos três pastorinhos.

Ao Estado de Vargas, a imagem peregrina chegou a 10 de agosto. O primeiro do percurso, tal como foi noticiado pelo jornal La Verdad de Vargas, foi à população de El Junquito, onde se fez acompanhar por uma caravana de devotos das paróquias de San José Obrero de Mamo, San José de Carayaca, porta da Zona Pastoral de la Montaña, e de Nuestra Señora de Las Mercedes de El Junquito. Em frente, estiveram os párocos Alfredo Bustamante, responsável da imagem pela Diócesis de La Guaira, Joel Matheus, de El Junquito, José Ángel de Mirabal e Juan Carlos Colmenares. Na antiga paragem Caracas-Litoral foi rezado o terço. Na plaza Bolívar de Caracaya, teve lugar a primeira receção com o Santo Terço e a apresentação das Voces Risueñas. Dali, foram transferidos até Tirima para a capela dedicada à Virgem de Fátima. O seu percurso prolongou-se até à parte mais alta das montanhas, onde está a capela Emaús. Ali, teve lugar um ato mariano com o bispo de La Guaira, o monsenhor Raúl Biord, que orientou o terço e esteve presente nas atividades culturais das comunidades paroquiais de San Isidro Labrador de La Peñita e Nuestra Señora de Las Mercedes, para além dos camponeses que foram anfitriões. A última paragem foi no povo de El Junquito, onde se realizou uma missa solene, presidida pelo bispo Biord, no templo do Pueblo Arriba. Assistiram todos os peregrinos dos diferentes quilómetros de La Yaguara e El Junquito. A jornada terminou com uma vigília das 20h00 às 5h00. Segundo a nota publicada pelo diário varguense, que também acrescentou que a comunidade, como parte da prenda, realizou uma recolha de alimentos em cada uma das paróquias para elaborar cem pratos de comida que serão entregues nos próximos dias às pessoas do recheio sanitário Santa Eduviges.

Na sexta-feira dia 11 de agosto, às 19h00, a comunidade estava à espera da Imagem Peregrina na Ponte de Naiguatá, de onde partiu uma caravana desde o Bairro San Antonio com destino à Igreja Nuestra Señora de la Soledad. No local, os presentes foram responsáveis por prestar homenagem a diferentes iniciativas culturais. No sábado dia 12 de agosto, a iniciativa iniciou-se às 6h30 com o Terço da Aurora, seguido da Santa Missa. Ao finalizar a eucaristia, realizou-se uma ronda pelo centro de Naiguatá até à ponte, onde com um emotivo ato fez-se a despedida da imagem. No domingo 13 de agosto, a Imagem Peregrina visitou as paróquias de Catia La Mar, nomeadamente Páez, Mamo, Las Tunitas, Vista al Mar, La Soublette, Playa Grande, Mirabal, Ezequiel Zamora e Guaracarumbo. O trajeto chegou ao fim no Centro Luso Venezolano em Vargas, de onde partiu uma procissão até à Praça Maior. A homenagem à Virgem contou com animação por parte da banda recreativa Santa Cecília, dirigida por Claudio Jiménez, e pelo grupo folclórico infantil e de adultos do Centro Luso Venezolano do Estado Vargas, cujos dançarinos enalteceram o folclore português com os seus originais números coreográficos.

Ao Estado Aragua, a Imagem Peregrina chegou na segunda-feira 14 de agosto, nomeadamente à Catedral Nuestra Señora de La Asunción, em San Jacinto. A receção esteve a cargo de Mar Timeteo Hikmat, bispo dos Siriacos Católicos na Venezuela, quem se fez acompanhar pela junta diretiva do Centro Sirio Venezolano e da comunidade. Às 16h00, realizou-se uma atividade que consistiu em rezar o Santo Terço, seguido pela santa missa, pelo Rito Siriaco Católico. Na terça-feira 15 de agosto, a jornada teve início às 7h00 com o santo terço, seguido pela santa missa, dedicada aos jovens. O percurso abrangeu o Comando de Guardia del Pueblo, o Consejo Comunal de San Jacinto, o monumento de San José, Ferimar, Parque de Ferias de San Jacinto e o Comando da Policía Municipal e Estadal. Às 14h00, realizou-se o recital mariano e, posteriormente, rezou-se o Santo Terço meditado com as mensagens de Fátima. Às 17h00, teve lugar a Missa Solene, pelo bispo Mar Timoteo Hikmat. Os atos foram concluídos com uma procissão de velas pelas ruas de San Jacinto.

Na quarta-feira 16 de agosto, o Grupo de Pastorales liderou o Santo Terço. Às 8h00, realizou-se a Santa Missa como preâmbulo ao percurso que se iniciou no Hospital Militar e continuou pela Brigada de Paracaidistas e as sedes dos meios de comunicação El Atagueño, Tvs e TIC TV. A visita abrangeu ainda o setor Caprotana, Herrereña , Bicentenario, Montaña Fresca e o Centro Sirio Venezolano de Maracay. A iniciativa concluiu-se com a celebração eucarística e a despedida da imagem.

Ao estado Guárico, a Imagem peregrina chegou na passada quinta-feira dia 17 de agosto, às 11h00, especificamente, à localidade de San Juan de Los Morros. No local, os peregrinos organizaram uma caravana que percorreu as principais ruas e avenidas. A inda, a imagem foi transferida para vários templos católicos localizados na capital ‘llanera’. «É a segunda vez que o mesmo Papamóvel que transportou o Papa, amigo João Paulo II, visita San Juan de Los Morros com uma imagem da nossa amada Virgem Maria; a primeira vez, foi uma réplica da Virgem de Coromoto, padroeira da Venezuela, que veio de Guanare. Na oportunidade, como bênção do céu, recebemos desde Portugal Nossa Senhora de Fátima, referiu em declarações ao diário regional, conforme destacou o monsenhor Raúl Ascanio, pároco de San Juan de Los Morros. O percurso terminou no Santuário Virgem de Fátima, onde foi celebrada uma eucaristia seguida de uma vigília. Na sexta-feira 18 de agosto, às 7h00, foi a vez da paróquia Santa Rosa de Lima, em Ortiz, Estado Guárico, integrado no evento da visita da Imagem peregrina, os fiéis participaram numa missa e posteriormente na procissão, onde foi adorada a imagem, com mostras de fé e cânticos religiosos.

[quote_box_left]

EM AGENDA

No próximo sábado dia 19 de agosto, a Imagem Peregrina da Virgen de Fátima será transferida para a cidade de Calabozo, Estado Guárico. No domingo dia 20 de agosto, a imagem será recebida pelos fiéis, a partir das 8h00, na Diocese de Valle de la Pascua, Estado Guárico, no âmbito da celebração dos 25 anos da sua elevação canónica. No dia 28 de agosto, regressará ao Estado Aragua para a sua visita à paróquia Santiago Apóstol, na urbanização La Casona, em Turmero. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o percurso prolonga-se pela paróquia Santa Rosa de Lima, localizada na cidade de Maracay.

[/quote_box_left]

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here