Instituições de beneficência planeiam novas actividades

Academia da Espetada de Caracas e Academia do Bacalhau de Valência jºá têm planos definidos

0
584

Fernando Câmara
Sergio Ferreira

As instituições de beneficência lusitanas continuam a realizar um trabalho importante para ajudar os mais necessitados. De entre as muitas que se dedicam a esta causa, duas delas, a Academia da Espetada de Caracas e a Academia do Bacalhau de Valência, já programaram várias iniciativas para levar a cabo no início deste ano.

Assim, a Academia da Espetada vai iniciar as suas actividades deste ano com a realização da primeira tertúlia, a qual foi agendada para a ‘octavita’ de Carnaval, a 23 de Fevereiro, a partir das sete da noite, num local a definir. Contudo, antes será realizada a “Campanha do dia da amizade”, que consistirá na entrega de brinquedos em diversas lares.

Cabe recordar que esta instituição foi fundada a 18 de Maio de 2009 e tem como objectivo apoiar as crianças do Distrito Capital.

A sua directora, Sílvia Henriques, lembrou que a Academia, em Dezembro do ano passado, “logrou todos os seus objectivos ao visitar todas as casas e lares que foram colocadas no plano”.

“Agradeço às autoridades, consulado e embaixada portuguesa, por todo o apoio prestado ao longo de todo este tempo. Também peço à comunidade a maior colaboração possível, como a todas as amigas que se juntem a nós. Não importa a nacionalidade nem de onde venham. Desde que sejamos muitas, melhor ainda”.

Compadres continuam a lutar em Valência
A Academia do Bacalhau de Valência realizará a sua primeira tertúlia na segunda-feira, 26 de Janeiro, no Salão Madeira do Centro Social Madeirense, a partir das oito da noite. O custo da entrada é de 1.500 compadres.

O presidente desta instituição, Manuel Mouta, foi reeleito para um novo mandato, período 2015, ainda que se mantenha na instituição desde há muito tempo.

Esta associação também está dirigida aos mais necessitados. Ao longo do ano, vão recebendo cartas a pedir ajuda de índole diversa e depois decidem quem serão os destinatários dos seus donativos: “Ajudamos com distintas coisas: Alimentos, medicinas, entre outras coisas”

O ano passado foi complicado. “Foi difícil por causa da questão das ‘guarimbas’, pois não pudemos realizar duas actividades que tínhamos planeadas”, comentou Mouta. “Apesar disso, posso qualificar como positivo para nós porque pudemos fazer a nossa contribuição à sociedade”, indicou.

Instituição lusa mais antiga promove mais caridade
A Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas, dirigida por María Eugenia Lovera de Freitas, vai iniciar, em breve, as suas actividades com os seus já tradicionais encontros para a recolha de fundos destinados às obras sociais que apoia. A primeira actividade será o “Almoço de Primavera”, marcado para 15 de Março, a partir da uma da tarde, na Quinta Lelly de Macaracuay, sede da organização, onde os presentes poderão desfrutar de um tradicional “Cozido à Portuguesa”.

A iniciativa seguinte é o Bingo 46° Aniversário, marcado para 21 de Maio no Centro Português. Já no mês de Outubro, no dia 4, decorre o Almoço de Outono, na sede da organização. Para finalizar os eventos de 2014, a Sociedade de Damas tem agendado o Almoço de São Martinho, no dia 22 de Novembro.

Quem estiver interessados em participar nalguma destas actividades deverá contactar a Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas através do número de telefone (0212)256.22.39.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here