Como o inverno tem influência nas pessoas?

O clima e as estações têm uma grande influência nas nossas vidas e é por isso que o Inverno não passa despercebido a ninguém

0
861

Suarez Moreno Ommyra

Existem muitas curiosidades sobre o inverno, uma das mais comuns é a ligação entre o inverno e a depressão, particularmente em doentes que sofrem de distúrbio afetivo sazonal. Este fenómeno, que se tornou característica da temporada, poderia ser atribuído a várias razões, uma delas a redução da luz solar, que provoca uma interrupção do relógio interno do corpo, levando a sentimentos de depressão e desequilíbrio dos níveis de melatonina no corpo, que desempenha um papel fundamental nos padrões de sono e humor, segundo afirmam especialistas da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota (EUA).

É curioso destacar que um estudo publicado na revista ‘Behavioral and Brain Sciences’ concluiu que pensamentos violentos tendem a diminuir durante o inverno, assim como os níveis de violência e de agressão são mais elevados em climas mais quentes. Além disso, existe a particularidade de que, quando neva, as pessoas tendem a associar este estado a um clima positivo. Isso ocorre porque os flocos de neve, formados por cristais de gelo, capturam vapor de água enquanto caem. Assim, cada vez que neva, produz-se uma significativa libertação de calor para a atmosfera. Contudo, nem tudo é negativo, pois os investigadores põem a hipótese do calor ajudar as pessoas a se sentirem psicologicamente conectadas e mais generosas com os outros, enquanto que o frio pode estimular a criatividade mais abstrata, pois as pessoas tendem a se sentir mais afastadas dos outros. Da mesma forma, se já te perguntaste sobre a influência que têm as nuvens no clima, é por estarem formadas por uma espessa capa de vapor de água, as massas de nuvens tornam-se filtros solares que refletem no espaço exterior grande parte da energia a partir do sol. Ou seja, as nuvens impedem que o calor recebido durante o dia se dissipe durante a noite, de modo que em dias sem nuvens as temperaturas caem formidavelmente, propiciando-se as geadas.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here