O Instituto Português de Cultura (IPC), com o apoio da Direcção de Cultura do Centro Português, em Caracas, promove uma nova exposição, desta feita intitulada “Lisboa, a capital de Portugal”, que apresenta um a visão muito pessoal do fotógrafo Héctor Armando Vivas Gonzalez.
A mostra será inaugurada na sexta-feira, 23 de Outubro, pelas 7:00pm, na área da Fonte de Soda do centro social, que está situado no sector Macaracuay, na zona este de Caracas.
Composta por 22 impressionantes fotografias da capital portuguesa, a exposição procura transmitir a visão única do autor sobre a forma como viveu a sua aproximação à cidade de Lisboa. Para o Instituto Português de Cultura, a promoção desta mostra resulta fundamental como parte das suas linhas de acção, missão, visão e valores.
Recordemos que a Fundação Instituto Português de Cultura é uma organização não governamental que tem por objectivo a difusão da Cultura Portuguesa na Venezuela, na medida em que resulta um valor indispensável para reafirmar a identidade nacional dos portugueses num mundo cada vez mais globalizado.
Em 1985, quando se assinalaram os 50 anos da morte do poeta Fernando Pessoa, um grupo de portugueses, preocupados com o pouco conhecimento da cultura lusa na Venezuela e sob a liderança de Daniel Morais, conformou a Comissão Organizadora das Comemorações do 50° Aniversario da Morte de Fernando Pessoa. O Instituto Português de Cultura, criado a 30 de Novembro de 1990, não é mais do que uma resposta à necessidade de dar continuidade aos trabalhos da referida Comissão.