O Grupo Folclórico Arlecchino, do Centro Italiano Venezuelano, foi o grande vencedor do XXXVI Festival de Danças Folclóricas Internacionais, que decorreu no sábado, 14 de Novembro, nas instalações do clube Hermandad Gallega de Venezuela. Quatro grupos lusitanos representaram diversas zonas de Portugal neste evento.
Doze grupos participaram nesta competição, que foi organizada pelo Grupo de Danças Folclóricas “Gallegas Lembranzas”: Grupo Folclórico Arlecchino (Itália); Grupo Leaka Jai (Israel); Grupo Folclórico Centro Social Madeirense de Valência (Madeira); Grupo Folclórico Centro Português (Portugal Caracas); Esbart Dansaire Terra Nostra (Catalunha); Grupo Folclórico Centro Marítimo de Venezuela (Açores); Rancho Folclórico Saudades (Portugal Valência); Grupo Folclórico Barvinok (Ucrânia); Agrupamento Folclórico Hogar Canario de Venezuela (Canárias); Agrupamento de Danças Folclóricas Yatelinka (República Checa); Agrupamento Folclórico do Centro Asturiano de Caracas (Astúrias); e o Grupo Folclórico do Centro Social Colombiano (Colômbia).
A Academia de Formação Integral de Dança “JKP Dance” ofereceu uma espectacular apresentação venezuelana intitulada “De residente a emigrante”, com coreografia de José Lopez, que fazia referência ao êxodo de venezuelanos para o exterior em busca de novos horizontes e um melhor futuro, colocando ênfase ao desprendimento da terra que os viu nasceu e abandono das suas raízes e sonhos, embora com um vazio na alma e um nó na garganta, mas com a esperança de voltar.
A grande atracção da noite foi sem dúvida a actuação de Gaélica, grupo musical venezuelana que funde instrumentos celtas tradicionais como a flauta, gaita e os tambores com um toque de ritmos caribenhos. O luso-descendente Gabriel Figueira e os seus três companheiros encantaram o público presente no evento com os seus temas mais conhecidos, recebendo grandes ovações.
Melhor Traje Típico
1.º Lugar – Rancho Folclórico Saudades (Portugal Valência)
2.º Lugar – Grupo Folclórico Arlecchino (Itália)
3.º Lugar – Grupo Folclórico Barvinok (Ucrânia)
Melhor Estampa Típica
1.º Lugar – Grupo Folclórico Arlecchino (Itália)
2.º Lugar – Rancho Folclórico Saudades (Portugal Valência)
3.º Lugar – Agrupamento Folclórico Hogar Canario de Venezuela (Canárias)
Melhor Adaptação Musical
1.º Lugar – Agrupamento de Danças Folclóricas Yatelinka (República Checa)
2.º Lugar – Grupo Folclórico Arlecchino (Itália)
3.º Lugar – Agrupamento Folclórica do Centro Asturiano de Caracas (Astúrias)
Melhor Grupo Folclórico
1.º Lugar – Grupo Folclórico Arlecchino (Itália)
2.º Lugar – Agrupamento Folclórico Hogar Canario de Venezuela (Canárias)
3.º Lugar – Agrupamento de Danças Folclóricos Yatelinka (República Checa)
4.º Lugar – Agrupamento Folclórico do Centro Asturiano de Caracas (Astúrias)
5.º Lugar – Rancho Folclórico Saudades (Portugal Valência)
Grupo Revelação
Grupo Folclórico Centro Marítimo de Venezuela (Açores)