Itália e Países Baixos entre os possíveis rivais de Portugal no Euro2024

0
65

Itália, detentor do título, e Países Baixos encabeçam a lista de adversários teoricamente mais difíceis que Portugal poderá apanhar na fase de grupos do Euro2024 de futebol, num sorteio em que terá o estatuto de cabeça de série.

Por estar no Pote 1, a seleção nacional evita logo os principais ‘tubarões’ europeus no arranque da competição, ao contrário do que sucedeu no Euro2020, quando ficou num grupo com Alemanha e França, mas, pode ter vida difícil na mesma.

Além dos germânicos, anfitriões e recordistas de títulos (1972, 1980 e 1996), e dos franceses (1984 e 2000), é certo que Portugal, campeão em 2016, não vai ter pela frente, para já, também a Espanha (1964, 2008 e 2012), Bélgica e Inglaterra, finalista da última edição.

Após uma qualificação perfeita, com 10 vitórias em 10 jogos, a única em toda a fase de apuramento, o Pote 2 também não parece ‘assustar’ a equipa de Roberto Martínez, tirando a presença da Dinamarca, que chegou ao título em 1992, numa edição em que nem iria participar, acabando por ser chamada à última da hora para ocupar o lugar da antiga Jugoslávia.

Hungria, Roménia, de regresso às grandes competições, Turquia, Albânia e Áustria completam este agrupamento, num conjunto de seleções, tirando os escandinavos, com pouca ou nenhuma tradição em campeonatos da Europa.

O cenário muda no Pote 3, com os Países Baixos, campeões em 1988, a poderem atravessar-se no trajeto da seleção nacional, mas também a Croácia, nos últimos anos habituada a ir longe nas grandes competições, e a Escócia, que dificultou e muito a vida da Espanha na fase de apuramento, cotando-se como uma das grandes surpresas.

Neste grupo de possíveis adversários aparecem ainda Eslováquia, a única seleção que fez frente a Portugal na fase de apuramento (1-0 em Bratislava e 3-2 no Porto), Eslovénia e República Checa.

No Pote 4, a Itália será, basicamente, o ‘pesadelo’ das seleções mais cotadas, não só pelo estatuto de campeão europeu, mas pelo seu historial em fases finais.

Após a conquista de 2021, em Wembley, os italianos falharam a fase final do Mundial2022, no Qatar, e também passaram mal neste apuramento (só na última jornada, perante a Ucrânia, confirmaram a presença na fase final), mas estão sempre entre a lista de candidatos e seleções apontadas como possíveis finalistas e vencedoras.

Nesta ‘poule’, Sérvia, que ‘chutou’ Portugal para o play-off no caminho para o último Campeonato do Mundo, e Suíça também podem complicar as contas da equipa das ‘quinas’ na Alemanha.

Três lugares, todos para o Pote 4, ainda estão em disputa para a fase final do Euro2024 e ficarão decididos em março do próximo ano.

Polónia, Estónia, País de Gales e Finlândia vão disputar o caminho A, Israel, Islândia, Bósnia-Herzegovina e Ucrânia estarão no caminho B, e Geórgia, Luxemburgo, Grécia e Cazaquistão vão tentar o apuramento no caminho C.

O sorteio do Campeonato da Europa de 2024 está agendado para sábado, às 17:00 (18:00 horas locais), na Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here