José Luís Carneiro preside ao grupo de amizade Portugal-Venezuela

O deputado socialista assumiu a presidência do grupo parlamentar

0
36

O Secretário adjunto do Partido Socialista (PS) e deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo do Porto, José Luis Carneiro, tomou posse como presidente do grupo parlamentar de amizade Portugal-Venezuela para a XIV legislatura. Os deputados Rui Cristina, do Partido Social Democrático (PSD), e Paulo Porto Fernandes, também do PS, desempenham os cargos de vice-presidentes deste grupo parlamentar.

O grupo parlamentar da amizade Portugal-Venezuela, um dos primeiros a ser constituído na presente legislatura, também composto pelos deputados João Paulo Correia (PS), Joana Sá Pereira (PS), Jorge Gomes (PS), Marta Freitas (PS), Carlos Eduardo Reis (PSD), Gabriela Fonseca (PSD), Helga Correia (PSD), José Cesário (PSD), Pedro Filipe Soares (BE) e João Oliveira (PCP).

“É fundamental acompanharmos com proximidade a vida dos cerca de 200 mil portugueses que vivem na Venezuela e ao mesmo tempo contribuir para acompanhar de modo mais próximo as relações institucionais entre os dois Estados no plano parlamentar” disse José Luis Carneiro no seu espaço de Facebook.

Pela sua parte, Porto Fernandes assegurou que vai trabalhar em prol dos cidadãos luso-venezolanos. “Hoje tive a honra de tomar posse como Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Venezuela, o qual é presidido pelo Deputado José Luís Carneiro. Este é mais um desafio que será abraçado com muita energia em prol da importante comunidade luso-venezuelana e a estreitar os laços que unem os dois países” lê-se na sua pagina de Facebook.

Os Grupos Parlamentares de Amizade (GPA) ocupam uma posição focal na área das relações externas, no conjunto das atividades da Assembleia da República, designadamente no que se refere à vertente do desenvolvimento da diplomacia parlamentar. Estes grupos de trabalho permitirão aos deputados que os integram desenvolver uma atividade de cooperação interparlamentar da qual resultará a troca de conhecimento, partilha de experiências e boas práticas.

Os Grupos Parlamentares de Amizade são organismos da Assembleia da República vocacionados para o diálogo e a cooperação com os Parlamentos dos Países amigos de Portugal, tendo como objeto: O intercâmbio geral de conhecimentos e experiências; O estudo das relações bilaterais e do seu enquadramento nas alianças e instituições em que ambos os Estados participam; Divulgação e promoção dos interesses e objetivos comuns, nos domínios político, económico, social e cultural; Troca de informações e consultas mútuas tendo em vista a eventual articulação de posições em organismos internacionais de natureza interparlamentar, sem prejuízo da plena autonomia de cada grupo nacional; Reflexão conjunta sobre problemas envolvendo os dois Estados e os seus nacionais e busca de soluções que relevem da competência legislativa de cada um; e a Valorização do papel, histórico e atual, das comunidades de emigrantes respetivos, porventura existentes.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here